Cebrapaz rechaça agressão israelense contra a Síria e manifesta solidariedade ao povo sírio

Em 7 de dezembro, o Exército Árabe Sírio denunciou ao menos dois ataques aéreos de Israel perto do aeroporto internacional da capital síria, Damasco, na cidade de Dimas. Desde 2011, Israel já atacou a Síria por ar diversas vezes, e o governo sírio denunciou as agressões diretas reiteradamente, mas as violações israelenses do direito internacional nas ofensivas continuam impunes. Autoridades do Líbano também denunciaram o sobrevoo de caças israelenses, em mais uma série de violações usuais do seu espaço aéreo e atos de provocação e agressão, que continuam acobertados pelas potências imperialistas. O histórico de agressões e verdadeiros atos de guerra por parte de Israel inclui a ocupação ilegal das colinas de Golã sírias e das Fazendas Shebaa, libanesas, desde 1967. Uma força de observação da ONU na região desde a década de 1970, o que não detém Israel de agredir seus vizinhos árabes. Por isso, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz lançou nota e enviou mensagem ao cônsul da Síria Sami Salameh, em São Paulo, para manifestar a sua solidariedade ao povo sírio diante de mais uma agressão sionista. Leia a nota a seguir:

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) manifesta a nossa solidariedade ao povo sírio contra mais uma agressão criminosa e gratuita de Israel, desta vez contra as proximidades da própria capital síria. A atuação israelense principalmente contra seus vizinhos árabes e contra os palestinos acentua uma política agressiva do sionismo.

Israel revela-se como um verdadeiro Estado fora da lei pela ocupação de territórios de outros povos e pelas sucessivas agressões contra a Síria, o Líbano e os palestinos. Voltamos a condenar o posicionamento criminoso e de completo rechaço ao Direito Internacional e à soberania das nações. Envidamos o mais veemente apelo para que a Organização das Nações Unidas tome medidas para punir e evitar mais ações criminosas por parte de Israel, vitimando a nação árabe-síria.

O Cebrapaz tem a plena convicção de que a unidade do povo sírio, na sua luta justa em defesa da sua soberania e da paz, será vitoriosa. Reiteramos nossa irrestrita solidariedade ao povo sírio e o rechaço a mais uma demonstração do completo desrespeito ao Direito Internacional por parte de Israel.

Socorro Gomes
Presidente do Cebrapaz
8 de dezembro de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s