Organizações europeias do Conselho Mundial da Paz manifestam solidariedade com o povo brasileiro

As organizações europeias do Conselho Mundial da Paz emitiram uma nota de solidariedade com o povo brasileiro na defesa da democracia. Durante a reunião em Portugal, em 19 e 20 de março, as entidades discutiram a conjuntura internacional e os desafios dos povos na luta pela paz, a justiça e o progresso comum, contra as guerras do imperialismo e as agressões. Estas são hoje algumas das características de uma ordem autoritária em que as potências buscam a qualquer custo manter sua hegemonia e domínio sobre o mundo, em alianças com oligarquias ou elites nacionais, promovendo golpes ou guerras. A situação do Brasil, assim, enquadra-se na agenda de lutas do movimento internacionalista pela paz. Leia a declaração das entidades europeias:

Solidariedade com o Brasil

Reunidas em Almada, Portugal, nos dias 19 e 20 de Março de 2016, as organizações da Região Europa do Conselho Mundial da Paz afirmam a sua solidariedade ao Povo Brasileiro, que tem sido o alvo de ataques contra a democracia, a liberdade e o Estado de direito, organizados por setores anti-democráticos e profundamente retrógrados.

A atualidade tem sido marcada por graves ações que procuram a desestabilização e a subversão da ordem constitucional brasileira, fomentada pelas forças do capital financeiro, que procuram o que não conseguiram pela via eleitoral: remover a Presidente legitimamente eleita e reverter conquistas progressistas do povo brasileiro.

As forças reacionárias contam com setores do poder Judiciário que, afastando-se do dever de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição, e garantir o Estado de direito, transformam algumas instituições Jurídicas em trincheiras das forças agressoras da liberdade e da democracia.

A Reunião Regional da Europa do Conselho Mundial da Paz expressa a sua confiança de que o povo brasileiro defenderá um caminho que assegure seus direitos, a democracia, a liberdade e a paz.

Almada, 20 de Março de 2016

Leia também a nota do Cebrapaz: Contra o golpismo, em defesa da democracia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s