Cebrapaz expressa pesar e solidariedade ao povo saaraui pela perda do presidente Mohamed Abdelaziz

É com pesar e consternação que o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) recebe a notícia do falecimento, nesta terça-feira (31 de maio), de Mohamed Abdelaziz, presidente da República Árabe Saaraui Democrática (RASD) e secretário-geral da Frente Polisario.

Expressamos nossas profundas condolências e nossa solidariedade ao valente povo saaraui na sua luta e resistência pela autodeterminação, contra a ocupação marroquina do Saara Ocidental, uma justa luta liderada com coragem pela Frente Polisario.

Abdelaziz, que liderava a Frente Polisario desde 1976, teve importante papel na resistência e na promoção de uma paz justa para o Saara Ocidental, assim como na elaboração da Constituição da RASD, declarada em fevereiro de 1976.

Em maio, o Cebrapaz saudou a Frente Polisario por seus 43 anos de uma luta determinada pela libertação, primeiro da colonização espanhola e, em seguida, da ocupação marroquina, uma luta inspiradora que apoiamos decisivamente.

Por isso, e neste momento, reforçamos nossa solidariedade ao bravo povo saaraui e nosso compromisso com a sua justa causa pela autodeterminação e pela liberdade da sua nação.

Estendemos nossas condolências à família e aos companheiros de luta do presidente Mohamed Abdelaziz, que deixa o legado de determinação e compromisso com a paz para o seu povo, livre da ocupação e da opressão marroquina.

Socorro Gomes
Presidenta do Cebrapaz

Deixe uma resposta