Cebrapaz condena o golpe no Brasil e reafirma a luta pela soberania popular

O dia 31 de agosto de 2016 entra para a história do Brasil e do mundo como a data de mais um ataque frontal à democracia e à soberania popular. Neste dia, o povo brasileiro enfrentou a ignomínia do desfecho de um golpe de Estado parlamentar-jurídico-midiático que nos lançou de volta ao passado. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), entretanto, soma-se aos movimentos sociais que, unidos e firmes, manifestam seu repúdio contundente ao governo ilegítimo originado do golpe.

Nos últimos 13 anos, o Brasil inseriu-se na política internacional com postura soberana e solidária como nunca antes. Domesticamente, conquistamos marcos também nunca antes experimentados no combate à nossa crônica desigualdade e exclusão social, opressão e exploração. Com a força do povo e dos movimentos sociais, os sucessivos governos progressistas conseguiram mudar o curso do país para um processo de crescente dignidade e justiça sociopolítica pelas quais tanto lutamos.

Mas passadas apenas três décadas, somos obrigados a retomar a luta pelas Diretas Já! Rechaçamos contundentemente um processo fraudulento, de uma farsa política que se vestiu de leg?alidade constitucional para disfarçar o que é um evidente golpe de Estado, instaurando as eleições indiretas para impor à nação um governo ilegítimo e um projeto eleitoral derrotado nas urnas há apenas dois anos.

No Congresso Nacional, o cinismo de inúmeros acusados de corrupção, que apontaram seus dedos contra 54 milhões de brasileiros e brasileiras eleitores de Dilma, mancharam a nossa história com os discursos inflamados de inexistente moralidade da elite mais reacionária do país, com o apoio imperialismo estadunidense. A desestabilização regional, afinal, é ponto prioritário na agenda dos EUA, que não aceitaram perder sua hegemonia para os processos de afirmação soberana dos nossos países e não medem esforços para impor aos nossos povos os seus desígnios. Para isso, contam com uma gangue cuja desfaçatez se conhece, que têm em seus próprios projetos a entrega do país e de seus recursos mais estratégicos, a anulação da nossa soberania e o retorno do povo à desigualdade e à exclusão social.

Já recebemos, por outro lado, diversas manifestações de apoio à nossa defesa da democracia. Contaremos com a solidariedade internacional entre os povos, em suas próprias lutas contra as guerras, as ameaças, as agressões, o ressurgir do Fascismo, o arrocho, o colonialismo, a ocupação e toda sorte de opressão. Estamos juntos e unidos em nossas lutas!

Abaixo o governo golpista e ilegítimo instaurado no Brasil!
Viva a solidariedade entre os povos na luta pela democracia!

Socorro Gomes,
Presidenta do Cebrapaz

Leia aqui algumas das notas e manifestações internacionais de solidariedade ao povo brasileiro 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s