Com 73 anos de idade, encarcerado há 35 anos, Oscar López Rivera é o preso político mais antigo do continente americano. A Rede Nacional Boricua* de Direitos Humanos está promovendo uma grande campanha de recolhimento de assinaturas online em um apelo ao presidente estadunidense, Barack Obama, pela libertação do patriota porto-riquenho. O objetivo é conseguir 100.000 adesões até o dia 11 de dezembro.
Oscar foi acusado de conspiração sediciosa por sua participação no movimento pela independência de Porto Rico. Nunca foi acusado de ferir alguém ou de participar em um crime violento. Pesa sobre ele apenas o “delito” de lutar para que seu país seja livre. Em 2015, durante a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) diversos chefes de estado afirmaram que Oscar “é o Nelson Mandela da América Latina”.
Segundo os organizadores da campanha “não há tempo a perder, não importa quantas petições você já assinou pedindo a liberdade de Oscar, POR FAVOR ASSINE ESTA PETIÇÃO e peça a seus contatos que façam o mesmo”.
Clique aqui e você será direcionado à página da petição dirigida a Obama (em inglês). Lá você terá que colocar apenas o primeiro e o último nome nos espaços respectivos assim como o seu e-mail. Imediatamente você receberá uma mensagem com um link de confirmação. Ao clicar no link você assinou o apelo e deu sua contribuição a esta causa justa e urgente.
*Sinônimo de porto-riquenho
Fonte: Resistência
Leia também:
Campanha: Descolonizar Porto Rico, libertar os que lutam pela independência!
[…] A Justiça norte-americana condenou Rivera em 1981 a 55 anos de prisão por “conspiração sediciosa” contra os EUA, aos quais foram adicionados outros 15 anos em 1988 após uma suposta tentativa de fuga. […]
CurtirCurtir