Nota da presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes: Na solidariedade ao povo palestino, fortalecemos a luta pelo fim da ocupação israelense!

Neste Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, comemorado anualmente em 29 de novembro, desde 1977, o Conselho Mundial da Paz (CMP) reafirma o seu apoio resoluto à luta de um povo valente pela libertação nacional.

A ocupação sionista da Palestina é condenada mundialmente, mas ainda encontra amparo no patrocínio financeiro, militar e político do imperialismo estadunidense e na cumplicidade da União Europeia.

Apesar das crescentes vitórias do povo palestino e dos movimentos solidários em todos os continentes, continuamos enfrentando os desafios mais graves ao fim da ocupação e do colonialismo, de um projeto racista de opressão liderado por extremistas e criminosos.

O Conselho Mundial da Paz condena enfaticamente esta situação e exige o desmantelamento das colônias israelenses estabelecidas em violação do Direito Internacional Humanitário em território palestino, a libertação dos mais de sete mil prisioneiros em cárceres israelenses, o retorno dos milhões de refugiados expulsos de suas terras ao longo da contínua Nakba, a catástrofe palestina, a demolição do muro da vergonha e a retirada dos postos e bases militares israelenses da Palestina. 

Como afirmado em nossa Declaração Final na Assembleia Mundial da Paz, em novembrol, e em tantos outros documentos do CMP, que este dia não seja apenas símbolo da admissão internacional desta promessa não cumprida. Que este dia e os próximos sejam do reconhecimento generalizado de um Estado da Palestina independente e soberano, membro pleno da ONU, nas fronteiras anteriores a junho de 1967, com Jerusalém Leste como sua capital.

Não retrocedemos da luta pela Palestina livre!

Abaixo a ocupação e o colonialismo sionista, viva o povo palestino!

Socorro Gomes
Presidenta do Conselho Mundial da Paz
29 de novembro de 2016

 

Leia também:

Antônio Barreto, Cebrapaz: Reforçar a solidariedade e a luta pela Palestina Livre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s