Presidentes das duas Coreias voltam a se encontrar para promover a paz

Os presidentes da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, e da Coreia ao Sul, Moon Jae In, mantiveram novo encontro neste sábado (26), quando decidiram impulsionar os acordos da reunião de Cúpula entre Pyongyang e Seúl, realizada em 27 de abril último.

Os dois líderes buscam blindar os avanços alcançados em favor da reconciliação e unidade da nação coreana.

Ambos se mostraram favoráveis também à paz e à prosperidade e, dessa maneira, oferecer novas esperanças e ânimos às populações da Península Coreana.

Durante o encontro, o segundo em menos de um mês entre Kim e Moon, os presidentes discutiram critérios para promover a desnuclearização na península e alcançar a paz, a segurança e a prosperidade na região, de acordo com declaração de ambas as partes.

Kim e Moon também conversaram sobre os problemas existentes para realizar o encontro de cúpula entre os presidentes da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, e dos Estados Unidos, Donald Trump, marcado para 12 de junho mas suspenso pelo mandatário estadunidense.

Tanto Kim como Moon sublinharam a necessidade de cooperar de maneira mais ativa para melhorar as relações entre a RPDC e os EUA, e estabelecer o sistema da paz permanente e duradoura na Península Coreana.

Fonte: Resistência