Cebrapaz-MG promove evento preparatório para a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

O núcleo mineiro do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz-MG) e a Associação Cultural José Martí (ACJM) promoveram, nesta segunda-feira (13), no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, uma Plenária Preparatória para a XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. Participaram do evento o cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzon, e Antonio Mata Salas, cônsul de Imprensa e Solidariedade, também de Cuba.

O objetivo da Plenária foi divulgar a XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontecerá em Santos (SP) entre os dias 20 e 22 de junho.

Toda a programação proposta para o evento em Santos foi informada aos participantes. Minas Gerais estará representada por uma delegação de internacionalistas apoiadores de Cuba.

Os representantes do Cebrapaz-MG ressaltaram a importância da Solidariedade a Cuba diante dos grandes ataques sofridos pelos países latino-americanos, em especial pelos Estados Unidos.

“Defender Cuba, a Venezuela e toda a América Latina é, e sempre será, um dever do Cebrapaz”, afirma a diretora do núcleo, Antonieta Shirlene Mateus.

O cônsul cubano destacou os ataques sofridos por Cuba, principalmente relativos à recente ativação do título III da lei Helms-Burton através da qual o governo dos EUA estimula infindáveis processos de judicialização de propriedades cubanas nos tribunais estadunidenses.

Já o cônsul Antonio Salas reafirmou a importância dos movimentos de solidariedade e desejou êxito à XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba.

Participaram do evento vários representantes do movimento de solidariedade de Minas Gerais. Na oportunidade, os participantes reafirmaram o compromisso em apoio ao povo cubano na defesa da sua soberania e autodeterminação. A noite começou e terminou com apresentações culturais, abrilhantando ainda mais este importante evento político.