O Conselho Mundial da Paz (CMP) está profundamente preocupado com o conflito armado em andamento e os confrontos no Sudão há mais de uma semana, nos quais centenas de civis inocentes perderam a vida e milhares ficaram feridos. A feroz luta pelo poder entre facções dos generais governantes, entre milícias fortemente armadas, não pode esconder os interesses das forças estrangeiras que apoiam os confrontos, incluindo potências imperialistas e regimes árabes reacionários.
Este conflito armado nada tem a ver com as aspirações do povo sudanês, que sofreu durante décadas sob regimes ditatoriais e agora sob a rivalidade de facções militares concorrentes.
O CMP exige o cessar-fogo imediato, a saída dos exércitos e milícias das cidades e o envio de assistência humanitária urgente sob a supervisão da ONU à população civil. A escalada adicional criará uma situação explosiva para o Sudão e toda a região.
O CMP expressa a sua solidariedade ao povo do Sudão, um povo empobrecido em um país extremamente rico em recursos naturais, e saúda as forças amantes da paz, em particular o Conselho Sudanês de Paz e Solidariedade, membro do Secretariado do CMP. O CMP apoia a luta do povo sudanês por liberdade, paz, justiça social e mudanças profundas para que o povo se torne o verdadeiro dono de seu destino.
Também apoiamos os seus apelos por levar à justiça os responsáveis por desencadear esta guerra e os perpetradores de crimes e violações dos direitos humanos contra o povo sudanês.
Conclamamos todas as forças amantes da paz no mundo a levantar suas vozes e intensificar a solidariedade com o povo sudanês e as forças anti-imperialistas amantes da paz contra esta guerra sangrenta, e apoiamos a sua luta heroica para alcançar o poder popular, estabelecendo um regime civil totalmente democrático .
O Secretariado do CMP
28 de abril de 2023