A Frente Popular para a Libertação de Saguia el-Hamra e Rio de Oro (Polisario) foi fundada a partir da organização da luta pela libertação nacional no Saara Ocidental em 10 de maio de 1973. Resistindo ao colonialismo espanhol, que se instaurou no território norte-africano no final do século 19, os saarauís passaram a lutar contra a ocupação militar e anexação pelo Marrocos em 1975, demandando o cumprimento do seu direito à autodeterminação e a descolonização, como prometida pelas Nações Unidas. Em 2020, após décadas de impasse e violações por parte do reino marroquino, os saarauís retornaram à luta armada. Leia a seguir o comunicado da Representação da Frente Polisario na América Latina e Caribe, chefiada pelo diplomata Mohamed Zrug, sobre a importância da solidariedade internacional a esta causa pela liberdade.
Representação da Frente Polisario na América Latina e o Caribe
Quarta-feira, 10 de maio de 2023
COMUNICADO
A Frente Popular para a Libertação de Saguia El-Hamra e Rio de Oro, Frente Polisario, cumpre 50 anos de fundação. Por ocasião desta data tão significativa, evocamos os altos custos do sacrifício do povo saarauí pela erradicação do colonialismo e a ocupação militar estrangeira de importantes partes da República Árabe Saarauí Democrática. Igualmente, fazemos uma mercida homenagem aos e às saarauís que sacrificaram as suas vidas pelos nobres objetivos da liberdade e a independência do nosso povo, incluídas as vítimas de desaparecimento forçado, os cruelmente assassinados e executados nos territórios ocupados do Saara Ocidental e os que continuam padecendo da ilegal privação da sua liberdade nas masmorras do invasor, o regime marroquino.
A Frente Polisario rende um merecido tributo a todas as organizações, partidos, governos e movimentos sociais que, manifestando um genuíno sentimento de solidariedade, contribuíram, durante meio século, para a defesa dos direitos do povo saarauí; colaboraram significativamente pelo seu desenvolvimento social, cultural, educacional e científico; e contribuíram para a consolidação das melhores relações de amizade e fraternidade com o seu Estado, a República Árabe Saarauí Democrática.
A Frente Polisario, único e legítimo representante do povo saarauí, ao reafirmar a sua vocação e a sua vontade de seguir liderando por todos os métodos legítimos a defesa da inequívoca autodeterminação e da independência, convoca o seu amplo e transversal movimento de solidariedade internacional a redobrar os seus louváveis esforços de acompanhar a República Saarauí e o seu povo até a consecução do seu consagrado direito a viver em paz e justiça e da plena soberania sobre o seu território e recursos naturales.