Nota de Solidariedade ao Povo de Honduras

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz vem a público condenar veementemente o Golpe de Estado perpetrado contra o presidente constitucional de Honduras Manuel Zelaya, ao mesmo tempo que soma-se às forças democráticas e progressistas hondurenhas na luta pela restituição do presidente a suas funções.

O presidente Manuel Zelada rompeu com a tradicional aliança entre Honduras e os EUA, aproximando-se do bloco de governos de orientação progressista, que hoje formam maioria na região. O golpe é resultado do conluio das forças reacionárias de Honduras contra a mudança de rumo que vem acontecendo no país.

As forças reacionárias de Honduras com a realização deste golpe nos fazem lembrar do cinzento período das ditaduras militares em nosso continente. O Cebrapaz condena a perseguição e os  mandatos de prisão feitos contra lideranças dos movimentos sociais ao igual que o fechamento dos meios de comunicação que se opõem ao golpe.

Conclamamos as organizações regionais e internacionais com a União de Nações Sul-Americanas Unasul, Organização dos Estados  Americanos – OEA, Mercosul,ALBA, SICA e as Nações Unidas a se pronunciarem contra este nefasto acontecimento.

Ao tempo que apoiamos a realização da Greve Geral convocada pelas organizações sociais e exigimos o imediato e incondicional retorno do Presidente legitimamente eleito Manuel Zelaya a suas funções.

Para o Cebrapaz, defender hoje a democracia em Honduras é defender as mudanças políticas que vem acontecendo na América Latina.

Pelo imediato e incondicional retorno do Presidente Manuel Zelaya a suas funções!

Em defesa da paz e da soberania Nacional!

Toda a solidariedade ao povo hondurenho!

Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

 

Deixe uma resposta