Obama não transformou discurso em ação, diz líder pacifista dos EUA

A ativista norte-americana Jackie Cabasso, coordenadora nos Estados Unidos da organização Prefeitos para a Paz, disse na quarta-feira (7/4), em seminário no Senado, que as promessas pacifistas do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ainda não se traduziram em ações. A declaração de Jackie foi noticiada pela Rádio Senado, em reportagem de Nara Ferreira.

A pacifista falou na abertura do seminário sobre a Revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, realizada na manhã desta quarta-feira (7) no auditório do Interlegis, programa de modernização e integração do Poder Legislativo. Ela lamentou que ainda haja armas nucleares no mundo e advertiu que o país ser detentor de um arsenal não é uma garantia de segurança.

“Armas nucleares são perigosas nas mãos de qualquer um”, alertou Jackie Cabasso, que também criticou o acordo para redução desse tipo de armamento firmado nesta semana entre os Estados Unidos e a Rússia, por considerá-lo "tímido".

Segundo a ativista, a Guerra Fria já acabou há mais de 20 anos, mas as armas nucleares continuam em seus lugares. "Não podemos ter mais duas décadas sem a eliminação das armas nucleares", afirmou.

O seminário foi promovido pela Comissão de Relações Exteriores do Senado a partir de sugestão do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e em parceria com o Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz). O evento ocorreu um mês antes da realização da 8ª Conferência das Partes de Revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), marcado para maio, em Nova York.


Com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s