Estados Unidos planejam instalar outra base militar em Honduras

Os Estados Unidos planejam instalar uma nova base militar nas Ilhas da Bahia em Honduras, segundo anunciou na última quarta-feira (13) o jornal “El Heraldo”. A informação foi divulgada logo após a reunião entre o ministro hondurenho da Defesa, Marlon Pascual, e o chefe norte-americano do Comando Sul, Douglas Fraser.

Fraser está visitando Honduras para avançar em acordos que supostamente ampliam a colaboração contra o narcotráfico e contra a luta para melhorar a segurança regional.

O jornal hondurenho enfatizou que a instalação dessa nova base militar seria a segunda em menos de um ano, desde quando o Comando Sul se estabeleceu na região fronteiriça com a Nicarágua, em abril de 2010.

Os Estados Unidos também mantém em Honduras a base aérea de Palmerola, na cidade de Comayagua, para onde foi levado o presidente Manuel Zelaya quando foi derrubado do poder pelo golpe de Estado em 2009. Esta é a segunda visita do chefe do Comando Sul no país em um ano.

No último mês de fevereiro, subsecretário do Departamento de Estado americano para Assuntos de Narcotráfico, William Brownfield, encabeçou uma viagem pela América Central onde se propôs a aplicar um programa semelhante ao Plano Colômbia na região.

Nesta visita a Guatemala, El Salvador, Honduras e Colômbia, o funcionário afirmou que “se tivermos uma coincidência de perspectivas na região”, o governo norte-americano espera “desenhar uma nova estrutura que poderia surgir para ter mais colaboração entre os países da região da mesoamérica, além de outros países do hemisfério que queiram apoiar”.

Brownfield anunciou que os Estados Unidos aportaram 200 milhões de dólares com o argumento de reforçar a luta contra as drogas e a criminalidade na região.

Fonte: Cuba Debate

Deixe uma resposta