Cebrapaz saúda 16º Congresso do Comitê Grego pela Paz

A presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, enviou uma mensagem Comitê Grego pela Paz, em virtude da realização de seu 16º Congresso. Aos companheiros do Comitê Grego pela Paz e a Distensão Internacional – EEDYE

São Paulo, 27 de maio de 2011.

Estimados companheiros reunidos no 16º Congresso do Comitê Grego pela Paz e a Distensão Internacional – EEDYE, recebam um fraternal abraço de todos os militantes do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz.

Para nós do Cebrapaz o EEDYE é uma importante exemplo na luta pela paz contra o imperialismo. A história política do povo grego no século XX não pode ser contada sem mencionar a atuação do Comitê Grego pela Paz e Distensão, são heróicas as paginas que homens e mulheres desta organização escreveram. É um exemplo para todos os lutadores da paz ao redor do mundo. 

Estimados companheiros de luta antiimperialista,

A realização de vosso congresso ocorre em um momento de grande transcendência para o mundo. A profunda crise que o sistema capitalista passa coloca em risco a paz e os direitos dos povos ao redor do mundo.

As potencias imperialistas intensificam as agressões aos povos, seja no Afeganistão, no Iraque, como agora, onde a partir do discurso de defesa dos direitos humanos bombardeiam o povo líbio. Tudo isto com um único propósito, manter sobre controle os vastos recursos naturais de nossos povos, suas fontes de energia e rotas de comerciais.

Para tal espalham bases militares ao redor do mundo, criam novas frotas navais e buscam transformar a OTAN a partir de seu novo conceito estratégico em uma policia mundial. 

Companheiros, não existe luta pela paz desvinculada da luta antiimperialista, pois são estas potências as principais inimigas da paz.

Companheiros, o atual cenário internacional exige que o movimento pela paz de caráter antiimperialista seja fortalecido.

Neste sentido é de suma importância a contribuição que o EEDYE realiza ao Conselho Mundial da Paz – CMP. Sua presença neste histórico conselho fortalece sua identidade anti-imperialista. Reafirmamos uma vez mais nosso compromisso de trabalharmos juntos para tornar a cada dia o Conselho Mundial da Paz uma organização forte e de identidade antiimperialista.

Vivemos momentos de grande transcendência, onde a própria existência da humanidade é posta em risco. O imperialismo acuado com a profunda crise do capitalismo utiliza cada vez, mas da força para saquer as riquezas de nossos povos.

Isto faz com que nossos desafios sejam ainda maiores, no entanto, estamos convencidos que com a ampla unidade das forças antiimperialistas, com mobilização de grandes parcelas dos povos ao redor do mundo podemos os derrotar. Companheiros O imperialismo não é invencível e, com a força dos povos, ele será derrotado.

Construiremos a partir daí, uma nova pagina na historia da humanidade.

Que viva o Comitê Grego pela Paz e a Distensão Internacional – EEDYE

Que viva a amizade entre os povos do Brasil e da Grécia

Socorro Gomes
Presidente do CMP – Conselho Mundial da Paz
Presidente do Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

Deixe uma resposta