O comitê ministerial árabe também pediu ao quarteto de mediadores para o Oriente Médio (ONU, União Europeia, Estados Unidos e Rússia) que atue perante a determinação das autoridades israelenses de construir novos assentamentos, o que prejudica o processo de paz.
Durante a reunião também foram examinadas as consequências dos bombardeios israelenses deste fim de semana sobre a faixa de Gaza, e a Liga Árabe expressou sua “condenação a esta agressão”.
Além disso, o grupo pediu à comunidade internacional que “assuma suas responsabilidades sobre as violações de Israel e tome todas as medidas necessárias para levantar o injusto bloqueio imposto a Gaza”.
A Liga Árabe confirmou seu pleno apoio aos esforços para conseguir a reconciliação palestina que “constituem um pilar fundamental para enfrentar os enormes desafios do povo palestino na etapa atual”.
A reunião de Doha entre Abbas e a comissão da Liga Árabe busca uma iniciativa de paz com Israel, e foi presidida pelo ministro de Relações Exteriores do Catar, xeque Hamad bin Jassim Al-Thani.
Fonte: Efe