Liga Árabe pede mais esforços para ONU reconhecer Palestina

A Liga Árabe pediu neste domingo (30) para redobrar os esforços que visam o reconhecimento do Estado palestino no Conselho de Segurança das Nações Unidas, durante uma reunião em Doha com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Em comunicado, a organização pediu aos países árabes que intensifiquem seus contatos com os membros do Conselho de Segurança para garantir que votem a favor do reconhecimento do Estado palestino com as fronteiras anteriores a junho de 1967.

O comitê ministerial árabe também pediu ao quarteto de mediadores para o Oriente Médio (ONU, União Europeia, Estados Unidos e Rússia) que atue perante a determinação das autoridades israelenses de construir novos assentamentos, o que prejudica o processo de paz.

Durante a reunião também foram examinadas as consequências dos bombardeios israelenses deste fim de semana sobre a faixa de Gaza, e a Liga Árabe expressou sua “condenação a esta agressão”.

Além disso, o grupo pediu à comunidade internacional que “assuma suas responsabilidades sobre as violações de Israel e tome todas as medidas necessárias para levantar o injusto bloqueio imposto a Gaza”.

A Liga Árabe confirmou seu pleno apoio aos esforços para conseguir a reconciliação palestina que “constituem um pilar fundamental para enfrentar os enormes desafios do povo palestino na etapa atual”.

A reunião de Doha entre Abbas e a comissão da Liga Árabe busca uma iniciativa de paz com Israel, e foi presidida pelo ministro de Relações Exteriores do Catar, xeque Hamad bin Jassim Al-Thani.

Fonte: Efe

Deixe uma resposta