Uruguai afirma que é inadmissível a ausência de Cuba na Cúpula das Américas

O ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, qualificou na última sexta-feira (9) como “inadmissível” a exclusão de Cuba para sua participação na VI Cúpula das Américas, que acontecerá em Cartagena (noroeste da Colômbia) em 14 e 15 de abril.  

Durante uma coletiva de imprensa realizada em Montevidéu (capital uruguaia), o chanceler informou que consideram que “a exclusão de um país do hemisfério a uma reunião que compreende todos os países é inadmissível e nós vamos levantar quando tenhamos a oportunidade na Cúpula”.
 

Destacou que o Governo da nação sul-americana apoia os trabalhos empreendidos pelo Executivo colombiano, “que está fazendo importantes esforços para a realização desta Cúpula”.  

Cuba não assistirá à próxima Cúpula das Américas, porque o Governo colombiano não conseguiu o consenso dos participantes para que a nação caribenha fosse convidada em igualdade de condições que o resto dos participantes.  

Por sua vez, o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, assinalou na sexta-feira que a exclusão de La Habana por parte dos Estados Unidos, “é um crime e um erro que tem mais de 50 anos”.   Rodríguez assegurou que seu país “nunca pediu para fazer parte das Cúpulas das Américas” e ressaltou que só assistiria se fosse convidado em igualdade de condições e “atuaria com apego aos princípios e à verdade como o faz sempre”.  

A respeito da ausência cubana, o presidente equatoriano, Rafael Correa, afirmou que não participará do encontro e manifestou que é “inusitado que no século XXI algo se chame Cúpula das Américas sem convidar Cuba”.  

“Se é uma Cúpula das Américas, tem que estar todos os países da América”, acrescentou.  

As Cúpulas das Américas, da qual participam 34 países, começaram em 1994 em Miami (no sudeste dos Estados Unidos) e Cuba nunca foi convidada.   

Fonte: TeleSur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s