Encontro do Cebrapaz-RJ fortalece luta anti-imperialista

Cerca de 60 pessoas participaram do Encontro Estadual do Cebrapaz-RJ, que foi realizado na última sexta-feira 1 de junho, no auditório do Consulado da República Argentina. 

O encontro foi aberto às 19 horas pelo Cônsul Geral da República Argentina no Rio de Janeiro, Marcelo Bertoldi. O diplomata falou da sua alegria por ser anfitrião do evento e conclamou os participantes a se considerarem como se “estivessem em casa”, declarou que a amizade com o Cebrapaz é valiosa para o Consulado.

Em seguida o Coordenador Estadual do Cebrapaz-RJ, Wevergton Brito, solicitou um minuto de silêncio em homenagem aos mais de 600 mortos argentinos na Guerra das Malvinas, conflito que completou 30 anos de sua deflagração em Abril.

Para Wevergton, os argentinos mortos em combate tombaram na luta contra a “odiosa, anacrônica e insustentável política colonial”.Todo o auditório ficou de pé para a homenagem aos irmãos argentinos. Foi então constituída a mesa do encontro, formada, além de Wevergton, por Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz Nacional, João Batista Lemos, vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM) e vice-presidente Estadual do PCdoB-RJ e Marcos Costa, mestre em economia da educação pela UFRJ.

Em sua saudação, João Batista Lemos destacou, entre outros aspéctos, a importância da participação proletária nas questões internacionais e chamou o Cebrapaz a colaborar neste processo. Marcos Costa apresentou o tema “Crise na Europa”, abordando os principais aspectos políticos e econômicos do fenômeno que, segundo ele, tem acentuado as assimetrias entre os países da região, com os círculos imperialistas europeus procurando sedimentar políticas neoliberais, aumentando a exploração dos trabalhadores e sendo, objetivamente, uma ameaça à soberania e à democracia. Marcos Costa abriu e encerrou sua exposição com uma citação adaptada do Manifesto Comunista, de Marx e Engels: “um fantasma ronda a Europa”. Atualmente, para o professor, este fantasma é o fantasma da crise econômica que, segundo Marcos, irá também ter algum nível de conseqüência no Brasil e na América Latina.

A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, fez a principal fala da noite. Na intervenção abordou  temas como o imperialismo, crise no oriente médio, América latina. Para ela, quem ameaça a paz dos povos é um sistema global de dominação, legitimado pela mídia burguesa e presente de forma hegemônica em terra, mar e ar.

Segundo ela, atualmente existem quase mil bases militares do imperialismo espalhadas pelo mundo, prontas para o ataque, capitaneadas pelos EUA, que mesmo em crise eleva o investimento bélico. Socorro também abordou a injustificada agressão à Síria, onde esteve recentemente, e o papel da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (CELAC) que, para ela, é uma prova viva de que o imperialismo não é invencível e que vai ser derrotado com a luta dos povos.

Por fim, Socorro convocou o núcleo do Rio a uma grande participação na Assembléia Nacional do Cebrapaz que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, em São Paulo. Depois de rápidas, mas importantes, intervenções do plenário, o companheiro Antônio Carlos apresentou os integrantes da nova coordenação do Cebrapaz-RJ.
Ao término, ficou a sensação de que o Cebrapaz-RJ inicia uma nova fase, buscando intervir na luta antiimperialista de forma ampla e constante.

NOVA COORDENAÇÃO

Wevergton Brito Lima – Coordenador Estadual
Antônio Carlos
Carlos Alonso Quintão
Heloisa da Silva Vieira
João Carlos de Carvalho
Marcos Pereira Fernandes
Mônica Custódio
Nilton Soares de Sousa Neto
Rita Grego
Severino Marcos

Do Rio de Janeiro,
Marcos Pereira  
Foto: Brenda Leal

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s