Cebrapaz faz balanço de gestão em Assembleia

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) realiza nesta sexta (8) e sábado (9), em São Paulo, sua 3ª Assembleia Nacional. O evento é aberto ao público interessado em debater os caminhos para a construção de uma cultura de paz no Brasil, na América Latina e no mundo.

Durante a assembleia será eleita a nova diretoria da entidade, que atualmente é comandada pela ativista Socorro Gomes, que também preside o Conselho Mundial da Paz (CMP).

Também haverá um debate sobre a atualidade e os desafios da luta anti-imperialista e será realizado um balanço da gestão dos últimos três anos. O evento abordará ainda o aprimoramento da estrutura organizativa e a expansão dos núcleos estaduais; a coordenação da atividade nos Estados; melhora e ampliação da atividade de comunicação; a realização de atividades voltadas à formação e à melhor qualificação da atuação e das relações com as organizações sociais e o meio acadêmico.

O Cebrapaz existe há sete anos. Durante este tempo, tem “procurado ser a expressão organizada da sociedade brasileira em seu sentimento contra as guerras imperialistas, em defesa da paz, da solidariedade entre os povos em luta, da soberania nacional e da integração entre os povos”, como diz o material de convocatória para o evento.

Portinari

O pintor comunista e militante da paz, Cândido Portinari, será homenageado pela Assembleia do Cebrapaz. Portinari pintou os painéis Guerra e Paz que foram doados pelo Brasil para a sede da ONU.

“O Cebrapaz é fruto desta tradição [de Portinari]. Inspiramo-nos na contundência das denúncias que o pincel de Portinari retratou para organizar e fortalecer o movimento anti-imperialista e para expressar a solidariedade aos povos em luta”, diz o documento.

Conjuntura

O evento é realizado em um contexto repleto de desafios já que hoje “o mundo vive um período de intensificações das ameaças à paz e à soberania dos povos, com ataques por parte das potências imperialistas contra nações soberanas, como a invasão da Líbia, na qual essas potências, comandadas pelos EUA e União Europeia, cometeram crimes brutais. Agora intensificam-se as agressões contra a Síria, armam grupos mercenários do Catar, Afeganistão e Líbia, com o objetivo de impor seu domínio”, ressalta o texto.

Serviço:

Local: Hotel Excelsior, Avenida Ipiranga, 770 – Praça da República, São Paulo.

Programação

Dia 8 – Sexta-feira
Das 15h às 18h – Credenciamento
19h – Abertura

Dia 9 – Sábado
Das 8h às 9h – Credenciamento
Das 09h às 10h30 – Mesa 1: A luta pela paz contra as agressões imperialistas
Das 11h às 12h30 – Mesa 2: Solidariedade aos Povos em Luta
Das 13h às 14h – almoço
14h – Informe sobre a Assembleia do Conselho Mundial da Paz – Nepal
15h – Desafios da luta pela paz no Brasil – balanço e perspectivas da construção do Cebrapaz
17h – Debate das moções e resoluções
18h – Eleição da nova diretoria

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s