Socorro Gomes debate com Cebrapaz-RJ tarefas da luta antiimperialista

No último dia 10 de novembro, o Cebrapaz do Rio de Janeiro reuniu sua coordenação estadual para debater a conjuntura internacional e a estruturação do núcleo. A reunião contou com a presença da presidenta nacional da entidade e do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes. Participaram 12 pessoas, sete coordenadores estaduais, dois convidados e dois representantes da Marcha Patriótica da Colômbia.

 

Em sua intervenção, Socorro Gomes, abordou um amplo leque de assuntos dos quais destacamos os seguintes pontos:

Reeleição de Obama – Em política externa pouco ou nada muda entre um presidente democrata ou republicano. A gestão de Obama não só não parou nenhuma guerra como ampliou agressões como foi o caso da Líbia, Paquistão e Síria.

A paz mundial ameaçada – Hoje o traço principal do imperialismo é a ameaça constante à Paz.

Ofensiva no Oriente Médio – O imperialismo se vale inclusive de mercenários que, ajudados pela Turquia, atuaram na Líbia e depois na Síria. Em relação à Síria o imperialismo hoje só aceita, de acordo com declarações de Hillary Clinton, uma solução: a expulsão do presidente Bashar al-Assad. A Síria só não sofreu ainda uma intervenção militar graças ao veto da China e da Rússia no Conselho de Segurança da ONU. A ofensiva imperialista tem como meta naquela região a constituição do que Bush pai chamava “Um novo Oriente Médio”, servil aos interesses imperiais.

Irã, o Próximo Alvo – O próximo país a sofrer o impacto direto das agressões imperialistas já está escolhido, é o Irã, alvo cobiçado por sua posição geopolítica estratégica e por suas reservas de Petróleo e Gás.

Ofensiva da Direita na América Latina – Socorro comentou a derrota para as forças populares que foi o Golpe no Paraguai. Este golpe faz parte de uma ofensiva da direita na América Latina, que também promove manifestações contra a presidenta argentina Cristina Kirchner enquanto no Brasil, articulada pela mídia hegemônica, o STF promove a farsa do chamado “mensalão”, destinado a desgastar a esquerda e fortalecer a oposição conservadora.

Prioridades do Cebrapaz – Assume caráter prioritário para o Cebrapaz apoiar a busca pela Paz na Colômbia, participando da Marcha Patriótica, liderada por Piedad Córboda. Socorro também conclamou a uma grande participação do Cebrapaz no Fórum Social Mundial – Palestina Livre, que será realizado neste mês, bem como na Convenção de Solidariedade à Cuba – atingido fortemente pelo furação Sandy – que deve acontecer em junho de 2013, ainda sem lugar confirmado (estava previsto para Foz do Iguaçu mas hoje isto não está certo).

Avanços em meio a um cenário de ameaças e pressões – Finalizando, Socorro Gomes registrou a reeleição de Chaves e o fortalecimento da Alba, como pontos positivos, mostrando que há avanço nas lutas do povo e cresce a consciência antiimperialista e pela paz, apesar de uma conjuntura mundial marcada por ameaças e pressões, crescendo o terrorismo de estado praticado pelos EUA (apenas os Drones – aviões de combate estadunidenses não tripulados – já assassinaram 3 mil pessoas).

Colômbia: Cabeça de Ponte de imperialismo na América Latina 

Logo após a fala de Socorro, a palavra foi passada para os representantes da Marcha Patriótica Colombiana. Segundo Sérgio e Juan, ambos estudantes colombianos que fazem mestrado em Serviço Social na UFRJ, a Colômbia tem, na América Latina, o mesmo papel de Israel no Oriente Média, ou seja, cabeça-de-ponte do imperialismo estadunidense. Eles advertiram que as sete bases militares americanas no território colombiano não servirão apenas para reprimir o povo colombiano mas são também uma ameaça repressora para toda a América Latina. Os estudantes colombianos explicaram que a Marcha Patriótica é uma frente da sociedade civil que reivindica participar das conversações entre governo e Farc, já que destas conversações já participam empresários, igrejas, mas os movimentos populares estão excluídos.

Realidade da Colômbia é escondida pela mídia

Sérgio e Juan dizem que as negociações pela paz não avançarão sem que se discuta a sério a dura realidade do povo colombiano. Segundo dados da ONU, dos 44 milhões de colombianos, 30 milhões vivem na pobreza e 12 milhões na indigência. A concentração de renda e riqueza é tão brutal que apenas 0,4% de latifundiários dominam 60% da terra. Os representantes da Marcha Patriótica denunciaram que a mídia internacional esconde esta dura realidade e pediram o apoio ativo do Cebrapaz nas atividades da Marcha Patriótica no Rio e no Brasil, sendo que está sendo previsto para março de 2013 uma Marcha no Brasil com a presença de Piedad Córdoba. Até lá tudo ainda está sendo construído. Eles agradeceram a presença do Cebrapaz em sua última reunião e divulgaram duas agendas: no dia 26 de novembro será realizada uma nova reunião da Marcha Patriótica às 18h no SindPetro, e no dia 04 de dezembro será realizado, também no SindPetro, às 18h30m, um Cine Fórum sobre a realidade colombiana.

Fortalecer e divulgar o Cebrapaz

A reunião debateu ainda uma série de medidas para uma melhor estruturação do Cebrapaz no estado do Rio. Para o coordenador estadual da entidade, Wevergton Brito Lima, o Cebrapaz tem relevante papel a jogar no estado: “O estado do Rio tem tradição de luta pela paz e aqui acontecerão eventos internacionais que podem ser palco para a divulgação das bandeiras antiimperialistas. A luta dos brasileiros por mais democracia e justiça social não avançará em um cenário onde o imperialismo seja o grande vitorioso. A união dos povos é o caminho a seguir e a solidariedade internacional é fundamental. E são várias as causas que necessitam de nossa ajuda e solidariedade: a Revolução Bolivariana, Cuba Socialista, a heróica Palestina, os povos em luta e agredidos pelo imperialismo. É necessário que mais e mais militantes tomem em suas mãos a bandeira da paz e da luta contra o imperialismo.”

A próxima reunião da coordenação estadual do Cebrapaz-RJ está marcada para o dia 19 de janeiro, tendo como tema principal a discussão sobre a questão do Haiti.

Do Cebrapaz do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s