Santa Catarina lança seção estadual do Cebrapaz

Santa Catarina lançou, depois de diversos debates e encontros, a seção estadual do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (7), no auditório do Cesusc, em Florianópolis e contou com as presenças do embaixador do Estado Palestino no Brasil, Fawse El Mashini, da presidenta nacional do Cebrapaz, Socorro Gomes e da deputada estadual do PCdoB/SC, Angela Albino, além de lideranças e militantes de movimentos sociais.

A nova presidenta do Cebrapaz de Santa Catarina, Rita Coitinho foi quem coordenou o lançamento do Cebrapaz no estado. Rita explicou que a iniciativa do lançamento do Cebrapaz surgiu da necessidade de travar a luta de ideias. “Hoje a questão da paz está ameaçada principalmente pelo poderio militar e político dos EUA e do Estado de Israel, mas fundamentalmente pela hegemonia da mídia, que difunde ideias equivocadas sobre outros povos, sobre outros movimentos, sobre os povos em luta, atacando a soberania da Venezuela, de Cuba, Líbia, Síria e na questão da Palestina”.

Rita afirmou que “constituir um núcleo no estado contribui para difundir as ideias relativas à luta pela paz que é a luta pela soberania e auto-determinação dos povos e também fazer a disputa ideológica, indo pras universidades, escolas, pras ruas, para disputar com a grande mídia a nossa visão de mundo”.

Após a abertura da solenidade houve a exibição do documentário “O caminho é a paz”

A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes ressaltou a luta para o fortalecimento da cultura da paz. “Quando falamos na luta pela paz, é preciso fortalecer a cultura da paz, porém identificando os fatores da guerra e ameaça a paz. A cultura de paz é uma ameaça ao sistema de dominação dos povos. O mundo passa por uma crise, tanto nos EUA como na Europa, nesse período, foi mais grave para a classe trabalhadora porque o imperialismo foi pra cima dos direitos trabalhistas, da aposentadoria, dos salários, direitos sociais, e vão subtraindo vitórias de décadas e décadas de luta do povo. Em tempos de crise a reprodução do capital necessita dessa dominação, opressão, em toda linha contra os povos e nações”.

O embaixador Fawse El Mashini proferiu que a paz não é a ausência de guerra, mas a luta por uma cultura de paz. “Os EUA, que representam o imperialismo mundial, investem mais no Estado de Israel do que em todos os países da Africa, pois é em Israel que eles investem recursos financeiros, políticos e militares. Israel tem mais de 400 ugivas nucleares. Mas para que tudo isso? Para enfrentar palestinos que se defendem como podem, segurando paus e pedras?”, instiga Mashini.

A deputada Angela Albino falou sobre direitos humanos e às lutas dos povos. “É estratégica para a luta pela paz, auto-determinação dos povos e a vivência plena dos direitos humanos, a luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. Temos visto todos os dias equívocos graves, veiculados nas grandes mídias, que distorcem a realidade dos fatos e isso não pode continuar. A paz tem lado. E está do lado daqueles que não desistem, das mulheres e homens corajosos, que buscam um mundo melhor, que tenha respeito e que garanta a liberdade e autonomia do povo em cada país, essa é a paz que nos interessa”, ressaltou.

Para planejar as atividades e questões organizativas da nova entidade, a direção do Cebrapaz/SC se reuniu na manhã da quarta-feira (8) no auditório do Sinjusc, no Centro da cidade de Florianópolis.

Na reunião criou-se uma diretoria inicial com dez membros. Segundo Rita Coitinho, essa nova direção está bem representativa e consta na agenda da Cebrapaz estadual a participação no Fórum pela Paz na Colômbia que se realizará [de 24 a 26 de maio] em Porto Alegre e a Convenção em Cuba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s