Cebrapaz repudia interesse da Colômbia em ingressar na Otan

Após o governo colombiano manifestar seu interesse em ingressar na Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan), como parceiro, pois devido à posição geográfica o país não pode incorporar-se como membro, várias lideranças e presidentes latino-americanos manifestaram seu repúdio para tal ato. O Cebrapaz emitiu uma nota em rechaço a atitude do governo de Juan Manuel Santos. Leia a íntegra da nota.

 Nota em repúdio ao interesse da Colômbia em fazer parcerias com a Otan

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, Cebrapaz, vem a público, manifestar seu mais veemente repúdio à condenável busca do governo Colombiano de ingresso na OTAN, Organização do Tratado Atlântico Norte.

A OTAN é uma aliança militar ofensiva, uma máquina de guerra dos Estados Unidos, da União Europeia e de seus aliados, criada sob a égide da Guerra Fria para impedir e ameaçar o avanço do socialismo no leste europeu. Com o fim da Guerra Fria, a OTAN exacerbou o caráter agressivo que lhe é próprio, expandindo o seu escopo de atuação para o mundo inteiro e ameaçando os povos com suas armas nucleares e de destruição em massa.

A folha corrida desta máquina de guerra a caracteriza como uma organização criminosa, violadora do direito internacional, constituída para saquear os recursos dos povos e nações e controlar os mercados na busca de garantir os desígnios do imperialismo. Como resultado, deixa por onde passa um rastro de destruição e morte, impondo aos povos sofrimentos inauditos. O seu direcionamento para nosso continente é uma ameaça à paz e à segurança internacional. Esta é mais uma manobra agressiva do imperialismo Estadunidense para impedir os avanços sociais e políticos dos povos latino americanos, determinados a intensificar a luta por soberania, justiça e progresso social.

Dessa forma, consideramos inaceitável que a Colômbia continue atuando como ponta de lança dos interesses militares dos Estados Unidos na região, ameaçando a paz no continente.

Reafirmamos que o caminho da integração solidária latino-americana se dará pela unidade dos povos, e rechaçamos a presença das bases militares estrangeiras no continente e a 4ª Frota da Marinha de guerra estadunidense nas águas oceânicas da região, bem como o ingresso de um país sul americano na OTAN .

OTAN, inimiga da Paz, inimiga dos Povos!
Pelo desmantelamento da OTAN!
Viva a soberania dos povos e nações!
Paz sim! OTAN não!

Socorro Gomes
Presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz-Cebrapaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s