Cebrapaz expressa apoio ao povo turco

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) expressa, por meio de uma nota, todo o apoio aos turcos que estão sendo duramente reprimidos por protestarem. Leia abaixo a íntegra da nota.

Nota em solidariedade ao povo turco

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) se manifesta em apoio ao povo turco que vem sendo brutalmente reprimido pelo regime autoritário de Erdogan.

As manifestações tiveram início em protesto à criação de um shopping center em um dos últimos parques em Istambul, onde segundo o projeto criado em uma arquitetura de um acampamento militar do antigo império otomano. O simbolismo deste projeto remete a diversos fatores que vêm sendo o centro dos protestos que se desenrolaram.

Primeiro, destruir o parque para construir um shopping leva em conta apenas os objetivos de dos ganhos do capital e do favorecimento do grupo político de Erdogan, em detrimento do bem-estar da população. Segundo, que toda a decoração do shopping seria inspirada em um acampamento militar otomano, que reflete os delírios neoimperialistas de Erdogan, em ações cada vez mais condenáveis pelo povo turco como intervir militarmente financiando mercenários para atuarem na Síria. Terceiro, que seu explícito autoritarismo em reprimir brutalmente os manifestantes taxando-os como terroristas, vem demonstrando seu lado despótico de uma população cansada de seu despotismo e extremismo religioso em uma sociedade laica.

Solidarizamo-nos dessa forma com o povo turco, em especial com os jovens que por vários dias vêm se manifestando incessantemente na luta por seus direitos. Manifestamos também nossa solidariedade à família das vítimas fatais da repressão policial e daqueles que foram arbitrariamente presos. Assim, nos somamos a todas as vozes do mundo que pedem o fim imediato da violência, a libertação dos presos e o atendimento às reivindicações dos manifestantes.

São Paulo, 6 de junho de 2013 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s