São Paulo realiza 6ª Convenção Paulista de Solidariedade a Cuba

Movimentos sociais paulistas realizaram, no último sábado (8), na Câmara Municipal de São Paulo, a 6ª Convenção Paulista de Solidariedade a Cuba. O evento é preparatório para a 21ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que será realizada de 13 a 15 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com a presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes, este evento é importante porque explicita “o espírito solidário dos movimentos sociais paulistas”. O evento é realizado pelo Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, integrado pela Associação Cultural José Martí que “joga um grande papel na solidariedade a Cuba”, pelo Cebrapaz e outras organizações de solidariedade”, como CTB, CUT, Levante Popular da Juventude, MST, MMM, UNE, UJS, entre outras que organizam o evento.

“Cuba tem um papel importante na integração soberana do continente. Cuba é um país irmão, de um povo digno e amigo. Esta é a importância [deste evento], para mostrar que juntos, somos mais fortes”.

Entre os temas abordados na convenção estadual estão a integração latino-americana, a luta pelo fechamento da Base Militar dos EUA em Guantânamo, a questão dos Cinco Patriotas, o bloqueio mantido pelos Estados Unidos ao país, a vinda dos médicos cubanos ao país e as brigadas de solidariedade. Após o evento, será realizada uma atividade cultural no Ecla.

“Cuba é um exemplo muito vivo de êxito, de resistência na luta contra o colonialismo e imperialismo. Este país construiu de forma unitária um caminho soberano e foi extremamente exitoso. Cuba, durante todos esses anos tem sofrido um bloqueio criminoso, perverso, uma campanha ignóbil por parte dos EUA que não aceitam, que uma ilha tão pequena e tão perto do cento do imperialismo tenha conseguido se libertar e levar o seu povo à vitória do ponto de vista da justiça social, da educação, da saúde”, afirmou Socorro Gomes ao ressaltar a importância da solidariedade internacional à ilha caribenha.

Etapas estaduais

Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Paraná e Rio de Janeiro, Acre, Mato Grosso do Sul e Piauí também realizam etapas estaduais para o encontro. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão já realizaram a atividade.

Para mais informações sobre a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, basta acessar o site do evento http://www.convencaonacionalcubabrasil.org/. Os interessados em participar do evento podem fazer sua inscrição, saber onde hospedar (com duas opões, incluindo uma hospedagem solidária) e ainda ter mais informações sobre o evento.

Por Vanessa Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s