Nota de repúdio à decisão xenófoba da justiça da República Dominicana

O CEBRAPAZ lançou nesta sexta-feira, dia 08 de novembro, nota de repúdio à ação da justiça da República Dominicana, que retirou a nacionalidade de quatro gerações de dominicanos descendentes de haitianos. A nota está aberta à adesão das entidades da sociedade civil que queiram se somar, para posteriormente ser remetida à representação diplomática da República Dominicana no Brasil.

As adesões podem ser enviadas para o endereço eletrônico do CEBRAPAZ, na própria página da entidade.

Leia a íntegra da nota.

Nós, entidades brasileiras da sociedade civil e dos movimentos sociais abaixo-assinadas, denunciamos e repudiamos a ação da justiça da República Dominicana que, através da Sentença 168/13, retira a nacionalidade de quatro gerações de dominicanos descendentes de haitianos.

A República Dominicana e o Haiti são os dois países que dividem a ilha Hispaniola, e que, apesar das diferenças culturais, são países que partilham um destino em comum no sonho da da Grande Pátria Latino-Americana. A decisão do Tribunal Constitucional da República Dominicana ocorre no contexto em que o Haiti passa por uma grave crise política e econômica, depois de sucessivos golpes de Estado, ingerência estrangeira e catástrofes físicas como o terremoto de 2010.

Carregada de xenofobia contra um país majoritariamente negro, a cassação da cidadania de quatro gerações de haitianos-dominicanos faz coro com as ultrarreacionárias leis anti-imigração que proliferam na Europa e nos Estados Unidos, indo na contramão da integração solidária que os povos latino-americanos buscam.

O Haiti foi a primeira república negra a se tornar independente na América. Tem grande tradição de luta e hoje vive sob degradantes condições humanas. O que o Haiti precisa são de gestos humanitários que fortaleçam sua dignidade e lhe amplie as condições de superação da pobreza. Assim, somamos nossas vozes a todos os lutadores e defensores dos direitos humanos que apelam ao Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, que tome medidas necessárias para reverter as decisões tomadas pelo Tribunal Constitucional do país.

Assinam:
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ
União da Juventude Socialista – UJS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s