Armistício à vista na Colômbia

A Colômbia deu mais um passo para a paz, com a decisão do presidente Juan Manuel Santos de discutir um cessar fogo bilateral. É algo efetivamente incoerente o governo estar na mesa de negociações discutindo a paz enquanto intensifica operações militares contra o outro ator do diálogo, a força insurgente.

Por José Reinaldo Carvalho*

Com maturidade, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) reconheceram o mérito da decisão do governo e mais uma vez manifestaram sua disponibilidade para levar à prática o cessar-fogo bilateral.

É bom lembrar que desde 20 de dezembro passado, as Farc declararam uma trégua unilateral por tempo indeterminado, mas foram rechaçadas pelo governo.

A força insurgente destacou ainda a ativação da subcomissão técnica, no âmbito da mesa de negociações que se desenvolve em Havana desde 2012, para abordar os aspectos centrais relacionados com o fim do conflito militar que já dura mais de 50 anos.

De acordo com as Farc, com a trégua já se podem sentir os efeitos práticos do fim do conflito antes mesmo da assinatura do acordo final. Positivamente, o armistício poderia ser o prelúdio do fim da guerra.

Desse modo, é com grande expectativa que voltará a ser instalada, no dia 26 de janeiro a mesa de negociações. Alcançar a paz é o desejo das Farc, da sociedade colombiana, dos países e povos amigos da Colômbia. Se é também a vontade do governo, não poderia haver notícia mais alvissareira, no atual estágio das conversações entre as partes e do processo político em que está imerso o país vizinho.

*José Reinaldo Carvalho é jornalista, diretor do Cebrapaz e editor do Portal Vermelho

Ouça também na Rádio Vermelho a opinião de José Reinaldo sobre a retomada dos diálogos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s