Em 06 de agosto de 2015, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, foi realizado um evento que relembrou os 70 anos do maior ataque contra a Humanidade, os bombardeios nucleares das cidades de Hiroshima e, três dias depois, Nagasaki no Japão. O evento foi organizado pela Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN, na sigla em inglês), pela Ação Brasileira pelo Desarmamento Humanitário e pelo Projeto de extensão “Desarmamento Humanitário: abordagem política”, da UNILA, em parceria com o núcleo do Paraná do Cebrapaz e o mandato do vereador Nilton Bobato.
Com uma plateia repleta de estudantes, a representante do Cebrapaz, Binha Zelinski, lembrou a todos que, em 1950, o Conselho Mundial da Paz lançou o Apelo de Estocolmo, exigindo a “proibição completa das armas atômicas como instrumentos de intimidação e assassinato em massa dos povos”, e ressaltou que essa é uma luta de toda a humanidade
Para o vereador Nilton Bobato (PCdoB-PR), a questão central do tema está na natureza da condição humana. “Relembrar a história é necessário para que ela jamais se repita, para que pensemos que tipo de sociedade e de seres humanos desejamos, uma sociedade com base na violência, na autodestruição, ou na solidariedade e justiça”.
No final do evento, o Prof. Me. Cristian Wittmann representante da ICAN, convidou todos as entidades presentes por força do Ato “Hiroshima 06/081945 Nunca Mais” a assinar um pedido para que a República Federativa do Brasil participe ativamente das negociações de um novo tratado internacional pelo Desarmamento Nuclear com base nos impactos humanitários destes armamentos.
Leia também:
Carta aberta de Socorro Gomes sobre Hiroshima e Nagasaki: Reforçar a luta contra as armas nucleares
Vereador Nilton Bobato fala do impacto dos bombardeios para a humanidade.