Ataque dos EUA contra hospital afegão foi mais um crime de guerra

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) denuncia com veemente rechaço e expressa o seu profundo pesar pelas mortes de 23 civis na cidade afegã de Kunduz, vítimas de mais um ataque aéreo criminoso pelos Estados Unidos. Ao menos três das vítimas eram crianças, que crescem já impactadas pela presença militar estrangeira e pela desestabilização constante do seu país.

Foto: Médicos Sem Fronteiras

O local atingido era um hospital gerido pelos Médicos Sem Fronteiras e a maior parte das vítimas era de funcionários prestando assistência aos afegãos em meio aos confrontos entre os exércitos do Afeganistão e dos EUA e o grupo Talibã, que tomara a cidade dias antes.

Repudiamos e denunciamos mais um crime de guerra cometido pelo imperialismo estadunidense, que desde 2001 voltou a impor ao povo afegão, ainda que em conluio com a liderança local, a sua intervenção belicosa e devastadora. 

As declarações subsequentes dos oficiais estadunidenses são hipócritas e merecem repúdio. Comprometerem-se com as investigações sobre o ocorrido não é suficiente, e serve para evadirem à possibilidade de julgamento internacional. Ademais, devemos exigir investigações verdadeiramente independentes, e não conduzidas pelos próprios criminosos.

O mundo deve responsabilizar a potência imperialista pela manutenção de uma política de acosso belicosa, que só tem resultado na desestabilização persistente e na violência disseminada, das quais a população civil é a principal vítima, embora ultrajante e frequentemente taxada de “dano colateral”. 

Exigimos o fim imediato das ações intervencionistas do imperialismo e da guerra que sustenta desde 2001 contra o Afeganistão! Solidarizamo-nos com o povo afegão na luta que trava contra o terrorismo, assim como na demanda pela desocupação do seu país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s