Atentado criminoso na Turquia deve ser respondido com unidade dos povos pela paz

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz expressa seu profundo pesar e consternação pela situação na Turquia, após os criminosos e brutais ataques que mataram quase 100 pessoas e feriram mais de 500 em Ancara.

A ação terrorista contra uma manifestação pacífica e que demandava democracia e paz demonstra que os povos enfrentam ameaças inimagináveis em sua luta cotidiana. Ao tempo em que nos solidarizamos com o povo turco mobilizado para exigir respostas, responsabilização e uma mudança radical na política doméstica e regional do seu governo, somamo-nos à denúncia da truculência na repressão e a perseguição contra opositores, assim como de opressão do povo curdo e de continuidade de um conflito sangrento entre curdos e as forças governamentais.

Além disso, a atuação do governo turco no fomento à crise na Síria trouxe ao país e ao povo as consequências da aliança com os mercenários e terroristas que avançam pela região, atravessando seu território.

Trata-se do pior ataque da história moderna da Turquia e a ação abalou não apenas as famílias e amigos das vítimas, civis inocentes que se mobilizavam pela paz, como também todo o povo turco e a região.

Em julho, em Suruç, outro ataque contra militantes turcos da paz que se dirigiam à Síria para prestar assistência e solidariedade também matou ao menos 34 pessoas. Isso mostra que devemos continuar empenhados na denúncia das políticas de ingerência e aliança com mercenários, assim como do fomento do conflito com o povo curdo.

O governo turco induz o país a uma perda de prestígio praticando políticas agressivas na contramão da vontade do seu povo, mobilizado contra as arbitrariedades e pela paz.

Socorro Gomes 
Presidenta do Cebrapaz

Turcos marcham após os atentados exigindo respostas e responsabilização. Foto: AP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s