Vitória da Paz: Japoneses derrotam planos de instalação de nova base militar dos EUA

A Presidência do Conselho Mundial da Paz soma-se às organizações amantes da paz na comemoração de uma grande vitória do povo japonês, que conseguiu evitar a instalação de mais uma base militar dos Estados Unidos na ilha de Okinawa.

Japoneses protestam contra a construção de uma base militar dos EUA em Henoko,
na ilha de Okinawa, em maio de 2015. Foto: EPA 

Movimentos sociais japoneses e moradores locais protestam há décadas contra a presença militar estadunidense e, mais recentemente, contra os planos dos governos aliados de Tóquio e Washington para a construção de mais uma base militar em solo japonês, onde já estão encravadas dezenas dessas instalações.

O governo local iniciou um processo contra o governo central do Japão para evitar a realocação de uma base área dos EUA para a baía de Henoko, que foi anunciada pelo governo japonês em detrimento dos persistentes protestos contra a massiva presença militar estadunidense.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi obrigado a acatar a decisão judicial contra a instalação da base militar estadunidense no local. Mesmo assim, os movimentos da paz solidários ao povo japonês devem seguir atentos à situação, uma vez que a aliança entre o governo nipônico e o imperialismo estadunidense é persistente.

Residentes de Okinawa lutam pela remoção completa de soldados estadunidenses da ilha, denunciando a intrusão em suas vidas e até crimes cometidos pelos soldados contra a população. O Japão tem um tratado securitário com os Estados Unidos e quase 50 mil soldados estadunidenses estão no país – cerca de metade deles, em Okinawa. No total, segundo o site das Forças Armadas dos EUA no Japão, as tropas estadunidenses distribuem-se em 85 instalações (entre bases militares e outros tipos de destacamento). 

Solidarizamo-nos e congratulamos o povo japonês mobilizado contra esta expressão da disseminação das ferramentas imperialistas de ameaça e acosso. Seguimos empenhados em uma campanha global contra as bases militares estrangeiras!

Socorro Gomes
Presidenta do Conselho Mundial da Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s