Entidades europeias do Conselho Mundial da Paz discutem campanhas com reunião e seminário pela paz

As entidades da Região Europa do Conselho Mundial da Paz reuniram-se nos dias 19 e 20 de março em Almada, Portugal, para discutir o atual contexto internacional, a agenda de lutas em 2016, as campanhas prioritárias e as preparações para a Assembleia Mundial da Paz, em novembro, no Brasil. A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, também esteve na reunião, onde tratou especialmente das preparações para a Assembleia que o Brasil sediará, tendo o Cebrapaz como anfitrião. Leia abaixo as diversas resoluções e declarações aprovadas na reunião. 

Entre os temas em pauta esteve a situação no Brasil, que mereceu uma declaração de solidariedade por parte das entidades da Região Europa, assim como Cuba, os prisioneiros políticos saarauis em greve de fome em cárceres marroquinas, os refugiados de inúmeras guerras impulsionadas pelo imperialismo, a abolição das armas nucleares, e o apelo pela dissolução da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) dirigido às organizações europeias.

Socorro destacou a “persistência de uma política de ameaça, agressão e ingerência, através das armas nucleares, as bases militares estrangeiras e outras formas esparramadas pelo mundo, colocando os povos sob a mira constante das táticas imperialistas em sua estratégia de dominação do planeta. Seus instrumentos incluem a opressão econômica e social, o colonialismo e a ocupação, mantendo milhões de pessoas sob o jugo do império e seus regimes clientes.”

Entretanto, Socorro considera que estes obstáculos “são também o que nos move para o fortalecimento das nossas campanhas, das nossas entidades e da nossa busca por convergência e unidade de ação. São amostras de que devemos seguir empenhados por maior abrangência, disseminando nossos princípios anti-imperialistas, pela cooperação, a amizade e a solidariedade entre os povos, na consolidação desta luta comum pela paz.” Leia a íntegra da fala da presidenta, clicando aqui.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), anfitrião da reunião europeia, também organizou um seminário aberto ao público, em Almada, para abordar as atuais tarefas e discussões na luta pela paz, intitulado “Atualidades da Luta pela Paz”. Leia aqui a fala de Socorro Gomes no evento.

Clicando nas imagens abaixo, acesse também os textos de solidariedade e campanhas divulgadas após a reunião da Região Europa do Conselho Mundial da Paz:

europa contra otan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s