Cebrapaz recebe delegação do movimento chinês pela paz em Brasília

Representantes da Direção e membros do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) receberam em Brasília, nesta quinta-feira (25/03), uma delegação de 15 membros da Associação pela Paz e o Desarmamento do Povo Chinês (APDPC), com que o Cebrapaz mantém relações amistosas e de cooperação. 

No encontro estiveram a presidenta do Cebrapaz, Socorro Gomes, e os membros Ana Prestes (também da Direção Nacional do PCdoB), Marcos Tenório, Juliana Castro, Pedro Rebelo, Ana Souza e Federico Vazquez (também coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé). Participaram também Messias de Souza, do Instituto Maurício Grabois, Neuza Castanha, da União Brasileira de Mulheres, e o jornalista correspondente da TeleSur, Beto Almeida.

A delegação chinesa foi liderada pelo vice-presidente da APDPC, Ma Biao, também vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Política do Povo Chinês, cargo equivalente ao de vice-primeiro ministro, de acordo com a Embaixada chinesa no Brasil.

A reunião abordou a agenda comum do Cebrapaz e da APDPC e a importância do fortalecimento de uma cultura de paz. Socorro Gomes renovou o convite já feito em dezembro de 2015, quando visitou a China a convite da APDPC, para que a organização chinesa compareça à Assembleia do Conselho Mundial da Paz, da qual o Cebrapaz será anfitrião, em novembro, em São Luís do Maranhão. 

cebrapaz apdpc2

A APDPC foi fundada em 1985, com o objetivo de promover entendimento mútuo, cooperação e amizade entre os povos da China e de todo o mundo, em trabalho conjunto por manter a paz, combater a corrida armamentista e a guerra, alcançar o controle de armas e o desarmamento, lutar pela proibição completa e destruição de todas as armas nucleares e outras armas de destruição em massa, proteger o ambiente e promover a harmonia social e o desenvolvimento sustentável.  

A comitiva chinesa também foi composta por um grupo oficial: He Jun (vice-presidente da APDPC), Liu Dawei e Sun Anmin (membros do Conselho da APDPC), Zhu Rui (secretário-geral da APDPC); e por um grupo técnico: Nima Zeren, Tang Xudong e Xu Xiangchun (membros do Conselho da APDPC), Xia Qi (conselheiro do Birô da América Latina e Caribe do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China – CCPCC), Chen Xiaohan (chefe de Divisão da APDPC), Zhang Yue (secretário de Ma Biao), Wang Jun (primeiro secretário do Birô Cerimonial do Departamento do CCPCC), Song Yiming (sub-chefe de Divisão da APDPC), Shen Fang (terceiro-secretário da APDPC) e Sun Liyi. 



 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s