Cebrapaz saúda a Frente Polisario pelos 43 anos de resistência e luta pela libertação do povo saaraui

Neste 10 de maio, inspirados pela luta determinada de um povo por sua libertação, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) congratula a Frente Polisario por seu 43° aniversário, somando-se a todos os movimentos internacionais solidários ao povo saaraui em resistência à ocupação marroquina.

Foto: Zohra Bensemra

Há quatro décadas, a retirada da potência colonial espanhola abriria um novo capítulo na história da opressão do povo saaraui por uma nação invasora. Preparando-se para finalmente desfrutar da independência, o povo saaraui viu-se obrigado a recorrer às armas para resistir à nova ocupação, lançando-se em quase duas décadas de combate acirrado, enquanto era obrigado a se dispersar por campos de refugiados, pelos territórios ocupados pelo Reino do Marrocos ou pelos territórios liberados em árduas batalhas.

A pendência da descolonização do Saara Ocidental é uma vergonha para a humanidade e para as Nações Unidas, assim como a insuficiência da proteção internacional do povo saaraui diante da perseguição e da opressão pelo Marrocos.

Por isso, apoiamos, determinados, o apelo da Frente Polisario, representante do povo saaraui, pela extensão do mandato da missão da ONU (Minurso) e pela realização imediata do referendo de autodeterminação, também ele pendente há mais de duas décadas devido à recusa marroquina ao cumprimento do compromisso assumido no cessar-fogo de 1991.

Saudamos a firme resistência do povo saaraui, liderada pela Frente Polisario, respaldando a valente luta empreendida pela libertação e a dignidade da sua nação.

Seguiremos reafirmando nossa solidariedade e a nossa demanda pelo fim da ocupação marroquina do Saara Ocidental e o reconhecimento amplo da República Árabe Saaraui Democrática, proclamada também há quatro décadas, mas ainda reprimida pela ocupação marroquina e pelo hesitar das principais lideranças mundiais.

Viva a resistência saaraui e a Frente Polisario!
Pela libertação do povo saaraui, já!

Socorro Gomes
Presidenta do Cebrapaz

Leia também:

Exigimos a proteção do povo saaraui pela ONU e o fim da ocupação marroquina!
Cebrapaz condena o Marrocos pela morte de líder sindicalista saaraui na prisão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s