Conselho Mundial da Paz realizará Assembleia no Brasil e Cebrapaz será anfitrião

São Luís (MA) é a capital da luta pela paz em novembro. O Conselho Mundial da Paz (CMP) realiza pela primeira vez no Brasil a sua Assembleia e escolheu o Maranhão, que ofereceu sua combativa hospitalidade, como o ponto de encontro dos movimentos engajados contra a guerra e a opressão. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) será o anfitrião.

O CMP convida todas as forças democráticas, empenhadas por um mundo mais justo, de amizade e cooperação entre os povos, os trabalhadores, a juventude, as mulheres, negros, indígenas e todos os movimentos sociais engajados na construção de novas relações, livres da dominação e da exploração, a participarem da cerimônia de abertura da Assembleia Mundial da Paz, em 18 de novembro, e da Conferência Mundial da Paz, em 20 de novembro, em São Luís.

A Assembleia Mundial da Paz acontece a cada quatro anos como um grande fórum internacional entre movimentos de paz de mais de 90 países. No evento, as organizações nacionais que integram o CMP discutem o cenário internacional, as situações nacionais e as das regiões (África, América, Ásia, Europa e Oriente Médio), com informes detalhados e debates sobre o rumo a seguir.

Os membros elaboram campanhas e ações de unidade em torno dos princípios do CMP, pela defesa das soberanias nacionais e da autodeterminação dos povos, na luta anti-imperialista e anti-colonial, contra as armas de destruição em massa e contra a militarização do planeta, por relações internacionais solidárias, de respeito mútuo, não ingerência e paz. Neste ano, a preocupação é agravada com a iminência de uma guerra disseminada e generalizada, pelo que a mobilização se mostra urgente.

A seguir, a Conferência Mundial da Paz reúne os membros e organizações amigas, movimentos sociais diversos e personalidades convidadas para a discussão dos desafios atuais e para a análise da conjuntura internacional, atualmente agravada pelo avanço do imperialismo, sobretudo estadunidense, apetrechado por uma “máquina de guerra”, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), como têm ressaltado os membros do CMP.

São esperadas na conferência, além das organizações integrantes do CMP, organizações amigas nacionais de diversos países e outras organizações internacionais amigas que aglomeram diversos movimentos sociais de luta pela justiça social, sindical, das questões de gênero e da juventude, organizações históricas que, como e junto ao CMP, têm percorrido um largo trajeto de luta e solidariedade internacional.

O Conselho Mundial da Paz nasceu no pós-Segunda Guerra Mundial, em 1949-1950, impulsionado por um grupo de resistentes anti-fascistas, intelectuais e trabalhadores que mobilizaram centenas de milhões de pessoas pela assinatura do Apelo de Estocolmo contra as armas nucleares e outras armas de destruição em massa, chocados com os horrores dos bombardeios atômicos dos EUA contra Hirsoshima e Nagasaki.

Acreditamos que, juntos, os movimentos sociais de todo o mundo podem reverter o caminho em direção à guerra. Por isso, convidamos todos e todas a somarem suas forças e a participarem. Nosso lema é:

Fortalecer a solidariedade entre os povos na luta pela paz,
contra o imperialismo!

Informações: cebrapaz.brasil@gmail.com | presidencia.cmp@gmail.com


Leia também

Entrevista de Socorro Gomes sobre a Assembleia Mundial da Paz no Brasil

Comitê Executivo do CMP lança comunicado após reunião em Guantánamo

Secretariado do Conselho Mundial da Paz discute campanhas e Assembleia

Um ano de fortalecimento de um movimento mundial contra a guerra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s