Os diferentes ataques contra os imigrantes

Uma cena protagonizada no início da semana pelos torcedores ingleses que assistem à Eurocopa na França chocou as pessoas ao redor do mundo. O vídeo mostra um grande grupo de torcedores da Inglaterra atirando moedas em cima de crianças imigrantes na cidade francesa de Lille.

Por Thiago Cassis*

Torcedores ingleses atiram moedas a crianças imigrantes na França

E eles não pararam por ai. Chegaram a pagar os garotos, que segundo pessoas presentes no local, teriam entre 7 e 9 anos de idade, para brigar entre eles e até para tomar um grande copo de cerveja. Uma humilhação racista, xenófoba, algo que certamente nos falta termos para expressar a indignação com tamanha crueldade dos ingleses.

Enquanto isso, no Brasil, o governo ilegítimo de Temer suspendeu negociações com a União Europeia para receber famílias de desalojados pela guerra civil na Síria. Um ato que mostra de que lado está o governo pós-golpe de Temer.

Pelas tratativas, iniciadas na gestão do ministro da Justiça, Eugênio Aragão, ou seja, no início de 2016, o Brasil buscava conseguir apoio de outros países para receber cerca de 100 mil pessoas que fugiram do conflito. Seria um grande gesto de solidariedade e enriqueceria ainda mais a cultura de nosso país, que é formado por imigrantes de todas as regiões do planeta.

O Brasil dá demonstrações de que não será solidário com os mais necessitados e de que o Estado não está disposto a ser solidário com ninguém. Voltamos ao tempo de falar grosso com os mais pobres e falar fino com os representantes do imperialismo.

O triste é constatar, que entre a xenofobia inglesa e a falta de solidariedade e crueldade do governo ilegítimo brasileiro, a distância é quase nenhuma e as vítimas são as mesmas.

Confira aqui o repugnante vídeo dos ingleses atirando moedas nas crianças.

*Thiago Cassis é jornalista e coordenador do Coletivo Futebol, Mídia e Democracia do Barão de Itararé, e membro do núcleo estadual do Cebrapaz – SP.

Fonte: Portal Vermelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s