A Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul (RS) realizou um ato pela libertação do porto-riquenho Oscar López Rivera e pela independência de Porto Rico nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa de RS. O ato contou com o apoio e participação do núcleo estadual do Cebrapaz, representado por Rita Buttes.
Foto: Cebrapaz-RS
A data foi escolhida coincide com o debate na ONU a respeito de Porto Rico pelo Comitê para a Descolonização (leia aqui a matéria). Porto Rico está sob o domínio estadunidense desde 1898, quando os EUA assinaram um tratado de paz para encerrar a guerra com a Espanha, antiga potência colonial.
A luta pela independência da ilha caribenha e latino-americana, desde então, tem custo elevado. Oscar López Rivera está preso há mais de três décadas nos Estados Unidos, acusado de sedição. A perseguição política é uma denúncia constante daqueles que lutam pelo direito do povo porto-riquenho à autodeterminação.
O Comitê das Nações Unidas de Descolonização, por isso, aprovou por unanimidade uma resolução proposta pelo representante cubano para o órgão. Já o governador de Porto Rico denunciou os abusos do governo estadunidense e a violação do acordado sobre a autonomia porto-riquenha, instando o Comitê e levar a situação da sua nação a debate na Assembleia Geral da ONU, no segundo semestre, e no Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Veja aqui a campanha do Cebrapaz pela libertação de Oscar López Rivera e a autodeterminação de Porto Rico.