Associação Cultural José Martí realiza ato no RS pela libertação de Oscar López Rivera e de Porto Rico

A Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul (RS) realizou um ato pela libertação do porto-riquenho Oscar López Rivera e pela independência de Porto Rico nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa de RS. O ato contou com o apoio e participação do núcleo estadual do Cebrapaz, representado por Rita Buttes.

Foto: Cebrapaz-RS

A data foi escolhida coincide com o debate na ONU a respeito de Porto Rico pelo Comitê para a Descolonização (leia aqui a matéria). Porto Rico está sob o domínio estadunidense desde 1898, quando os EUA assinaram um tratado de paz para encerrar a guerra com a Espanha, antiga potência colonial.

A luta pela independência da ilha caribenha e latino-americana, desde então, tem custo elevado. Oscar López Rivera está preso há mais de três décadas nos Estados Unidos, acusado de sedição. A perseguição política é uma denúncia constante daqueles que lutam pelo direito do povo porto-riquenho à autodeterminação.

O Comitê das Nações Unidas de Descolonização, por isso, aprovou por unanimidade uma resolução proposta pelo representante cubano para o órgão. Já o governador de Porto Rico denunciou os abusos do governo estadunidense e a violação do acordado sobre a autonomia porto-riquenha, instando o Comitê e levar a situação da sua nação a debate na Assembleia Geral da ONU, no segundo semestre, e no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Veja aqui a campanha do Cebrapaz pela libertação de Oscar López Rivera e a autodeterminação de Porto Rico. 

oscar lopez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s