Cebrapaz saúda o povo colombiano pelo acordo de cessar-fogo: não há marcha atrás!

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) saúda o povo colombiano, com entusiasmo, pela assinatura do acordo entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), com os termos finais para o cessar-fogo bilateral e definitivo, em 23 de maio. Esta é certamente uma data histórica de grande peso para toda a América Latina, em sua busca e luta constante por uma paz justa.

Como afirmou o presidente de Cuba, Raúl Castro, representando a nação acolhedora das negociações, o processo de paz não tem volta atrás. “A paz não é uma utopia. É um direito legítimo de cada ser humano e de todos os povos.”

Apesar dos profundos desafios ainda à frente e da ameaça constante de fracasso, imposta pelas forças reacionárias, a oligarquia, a elite conservadora respaldada pelo imperialismo estadunidense, o povo colombiano exige a justiça e a paz, para colocar fim a mais de cinco décadas de sangue derramado.

Saudamos os movimentos sociais colombianos e latino-americanos empenhados neste processo para que ele seja realmente representativo e participativo, para que seja justo. Este avanço é mais um passo decisivo em direção à sua conquista. Não há marcha atrás.

O fim da violência armada, dos assassinatos e da perseguição é o início de uma larga construção. Com ele, somamo-nos ao povo colombiano para dar adeus à guerra.

A paz da Colômbia é a paz da América Latina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s