Cebrapaz repudia a brutalidade policial e a repressão em Oaxaca, México

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) soma-se ao povo mexicano na condenação enérgica e ultrajada da brutalidade da repressão no estado de Oaxaca, que resultou no assassinato de ao menos oito pessoas e deixou cerca de 50 feridos, em 19 de junho. Prestamos nossas sentidas condolências e pesar aos familiares e organizações das quais as vítimas eram membros.

Protesto em Nochixtlán (Oaxaca, México) reprimido pelos policiais. Foto: Desinformémonos. 

Desta vez, o alvo foi uma manifestação popular de professores, cuja repressão as forças policiais conduziram com armas de alto calibre, de acordo com os movimentos sociais mexicanos. Manifestamos nossa solidariedade ao povo irmão e à entidade amiga do Cebrapaz, o Movimento Mexicano pela Paz e o Desenvolvimento (Mompade), que também se manifestou condenando a violência.

Somamo-nos ainda à declaração da Articulação Continental de Movimentos Sociais pela ALBA (Alba Movimientos) para responsabilizar o governo de Enrique Peña Nieto pela brutalidade da repressão dos movimentos sociais que exercem seu direito legítimo ao protesto e às reivindicações, neste caso, contra a injusta Reforma Educativa contra a educação pública e os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação.

Este é o resultado do treinamento recebido pelas forças estadunidenses e dos interesses privados defendidos à base da violência, mas firmados em tratados bilaterais ou regionais com o império, que atingem frontalmente os direitos sociais e civis dos povos, como a Aliança do Pacífico e os tratados de livre comércio com os EUA impondo a sua agenda.

Pelo fim da repressão e da brutalidade policial no México,
Pelo direito ao protesto e a responsabilização dos assassinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s