Movimentos realizam marcha contra Otan na República Tcheca

Duas semanas antes da Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Varóvia, capital polaca, diversas organizações de paz e o Partido Comuinista da Boêmia e Morávia (KSCM, na sigla em tcheco) realizaram uma marcha para denunciar a aliança imperialista, em 25 de junho, na capital da República Tcheca, Praga.

Foto: Movimento Tcheco da Paz

Além do representante do Movimento Tcheco da Paz (organização tcheca membro do Conselho Mundial da Paz), Ondrej Kazik, diversos oradores participaram do protesto, como o presidente do Comitê Central do KSCM, Vojtech Filip, e o antigo vice-primeiro-ministro da Tchecoslováquia e primeiro-ministro da Eslováquia, Jan Carnogursky.

Vários membros do Parlamento da República Tcheca e do Parlamento Europeu também participaram da marcha contra a OTAN, além de membros dos governos regionais tchecos, antigos ministros, entre outros. A marcha foi saudada pela escritora Lenka Prochazkova e pelo diretor de cinema Zdenek Troska.

mov tcheco otan1

Foto: Movimento Tcheco da Paz

A campanha internacional do Conselho Mundial da Paz, “SIM À PAZ! NÃO À OTAN!”, foi apresentada durante a manifestação e recebeu o apoio e apreço dos participantes.

A República Tcheca é um Estado membro da OTAN desde 1999, quando a aliança belicosa bombardeou a Sérvia por mais de dois meses. Naquele ano deu-se ainda sua primeira expansão pós-Guerra Fria, quando a Polônia e a Hungria também se juntaram.

Os movimentos da paz têm denunciado vigorosamente a associação, impulsionando a campanha pela dissolução da OTAN ou pelo direito dos membros de se desengajarem desta aliança imperialista.

Com informações do Movimento Tcheco da Paz
Cebrapaz

Leia também:

Conferência da Paz contra a OTAN acontece em Praga, República Tcheca

No Parlamento Europeu, Socorro Gomes participa de conferência sobre a Otan 

 


Deixe uma resposta