Cebrapaz lamenta a perda de Romesh Chandra, presidente de honra do Conselho Mundial da Paz

É com profunda tristeza e pesar que o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) recebe a notícia do falecimento de Romesh Chandra, presidente de honra do Conselho Mundial da Paz e liderança histórica do movimento da paz na Índia e no mundo. Expressamos nossas sentidas condolências à sua família, amigos e aos seus e nossos companheiros no CMP e na Organização de Paz e Solidariedade Toda-Índia (Aipso).

Delegação do CMP visita Romesh Chandra em Mumbai, em 2014.
Chandra é o segundo na linha de baixo, da esq. à dir. Foto: AIPSO.

Romesh Chandra presenteou-nos com décadas de exemplo de luta aguerrida, baseada nos princípios absolutos do CMP: o anti-imperialismo e a denúncia da opressão, com o objetivo claro da paz internacional. Aos 97 anos, seu falecimento, em Mumbai, signifca a perda de um companheiro inestimável, que nos deixa uma extensa história de compromisso na solidariedade entre os povos. 

Chandra foi engajado desde a juventude estudantil até o Comitê Central do Partido Comunista os cargos de secretário-geral da Aipso e de presidente do Conselho Mundial da Paz, em 1977. Em 2000, devido ao seu contributo histórico à luta do CMP, Chandra foi nomeado seu presidente de honra.

Os diversos prêmios e medalhas que recebeu por seu compromisso e seu empenho são símbolos do seu merecido reconhecimento. Seguiremos nos empenhando por corresponder à sua determinação e engajamento, na solidariedade entre os povos, na luta internacionalista contra a guerra e a exploração, pela paz justa e pelo progresso comum entre as nações.

O Cebrapaz expressa seu respeito e admiração a Romesh Chandra. Sua vida nos inspira a seguir na luta pela construção de um mundo de homens e mulheres livres e iguais.

Que tenha paz, companheiro Romesh Chandra, a quem prestamos nossa sentida homenagem. 

Viva a solidariedade entre os povos!

Socorro Gomes,
Presidenta do Cebrapaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s