Frente Polisario realiza congresso extraordinário e elege novo líder; Cebrapaz esteve no evento

A Frente Polisario realizou seu 15º Congresso Extraordinário nesta sexta-feira (8) e sábado (9) no campo de refugiados de Dakhla, no sudoeste da Argélia. O Congresso, que acontece após o período oficial de luto pela perda do líder Mohamed Abdelaziz, em 31 de maio, elegeu um novo secretário-geral para a Frente e presidente para a República Árabe Saaraui Democrática: Brahim Ghali. No evento estiveram mais de 80 delegações internacionais. O Cebrapaz foi representado pelo dirigente do núcleo do Distrito Federal, Marcos Tenório.

Foto: RASD-TV

Gali foi eleito com 93% dos votos de cerca de 2.500 delegados da Frente Polisario no Congresso. Antigo ministro da Defesa no período em que o povo saaraui travava uma brava luta armada contra a ocupação marroquina, suspendida em 1991 por um cessar-fogo, Ghali também já foi secretário-geral da Frente Polisario há mais de 40 anos, quando ela foi estabelecida.

https://2.bp.blogspot.com/-a6pl6vuaS84/V4EfmkyyBdI/AAAAAAAAXC0/Ak8-MIZ63h0D7eQ7EhWk3hSf65JeDvH_QCLcB/s1600/Brahim%2BGhali%2B-%2Bnovo%2BSG%2Bda%2BFrente%2BPOLISARIO%2Be%2BPresidente%2Bda%2BRASD%2B-%2B00.jpg

“Brahim Ghali é um homem que garante a continuidade das atuais políticas, mas que também está disposto a mudá-las e a endurecê-las como exigem alguns jovens se a via diplomática continuar estagnada,” afirma o diário El Confidencial Saharaui.

Os saarauis têm denunciado a continuidade e endurecimento das políticas da ocupação marroquina de perseguição e de estagnamento intencional das negociações para a realização de um referendo, que se daria em 1992. No referendo, os saarauis terão o seu direito à autodeterminação efetivado, mas o Reino do Marrocos recusa-se a realizá-lo, dificultando ainda os trabalhos da missão da ONU alocada para este fim, a MINURSO.

A Frente Polisario, recente e finalmente reconhecida pela ONU como a representante legítima do povo saaraui, reitera sua disposição para a diplomacia, mas afirma que defenderá seu direito a resistir inclusive através do retorno à luta armada, caso o Marrocos continue impedindo o avanço das tratativas, ocupando o Saara Ocidental.

República Árabe Saaraui Democrática (RASD) foi declarada pelos saarauis no processo de retirada da potência colonial, a Espanha, em 1975, mas o Marrocos decidiu ocupar o Saara Ocidental com a cumplicidade espanhola. A República é hoje reconhecida por cerca de 80 países e organizações como o Cebrapaz defendem o seu reconhecimento pelo Brasil. 

Marcos Tenório, que levou as saudações do Cebrapaz, disse no Congresso que “o povo saaraui, assim como o palestino, é um exemplo para o mundo. Seu amor à justiça e à liberdade, sua longa e incessante luta por soberania, sua firmeza na decisão de retomar o território que lhe foi roubado pelo reino feudal e colonialista do Marrocos, são modelos de resistência num mundo cada vez mais complexo, em que as necessidades humanas são substituídas pela lógica perversa do capital, à qual os seres humanos são submetidos.”

Tenório cumprimenta o novo secretário-geral, Brahim Ghali, também presidente da RASD.

Tenório também informou, em sua fala e em encontro com o novo presidente da RASD, sobre as atividades promovidas no Brasil, com eventos e posicionamentos na Câmara dos Deputados e no Senado pelo reconhecimento da RASD e ações de solidariedade dos brasileiros à luta do povo saaraui por autodeterminação e liberdade.

Do Cebrapaz, Moara Crivelente

Leia também:

Cebrapaz saúda a Frente Polisario pelo reconhecimento como representante legítima do povo saaraui

Cebrapaz expressa pesar e solidariedade ao povo saaraui pela perda do presidente Mohamed Abdelaziz

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s