Núcleo catarinense do Cebrapaz retoma atividades e promove debates na UFSC

Retomando suas atividades, o núcleo estadual do Cebrapaz em Santa Catarina, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, com o Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com o Centro de Filosofia e Humanas (CFH-UFSC), está apoiando a iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa Antônio Gramsci, que vai realizar dois debates nos dias 5 e 6 de setembro de 2016.

Os dois debates são destinados a recepcionar os calouros do CFH. No dia 5 de setembro acontece a conferência: “Fascismo e Antifascismo: o que a experiência histórica tem a nos ensinar” e, no dia 6 de setembro, a Aula Inaugural, com o tema: “Gramsci: Meridionalismo e Hegemonia”. Ambas serão ministradas pelo Professor Gianni Fresu, da Universidade Federal de Uberlândia e membro Comitê Científico da Escola Internacional de Estudos Gramscianos.

Durante o evento também será lançado o livro “Lenin Leitor de Marx”, de autoria do conferencista, editado pela Editora Anita Garibaldi e pela Fundação Maurício Grabois, traduzido por Rita Coitinho, do Cebrapaz-SC, e Marcos Aurélio.

Há dois meses, o Cebrapaz-SC retomou suas atividades regulares e vem procurando, por meio de reuniões, seminários, debates temáticos, participação em atos públicos e manifestações, expressar a relação que há entre a luta política conjuntural – no caso do Brasil a luta contra o golpe – e a luta pela paz no mundo, seguindo as orientações do Cebrapaz Nacional e do Conselho Mundial pela Paz.

Ao longo deste período foram realizadas cinco reuniões, agregando em cada uma delas novas pessoas e segmentos diversos, interessados no debate proposto pela entidade. A página no Facebook foi reativada e um grupo no Telegram foi criado, como meio de organizar e divulgar os debates e de socializar os diversos temas que estão sendo observados pelos integrantes da entidade.

Em parceria com o OcupaMinc-SC, o Cebrapaz-SC organizou um debate sobre o documentário “A Doutrina do Choque”, na sede do Ministério da Cultura em Santa Catarina. O Cebrapaz-SC também esteve em diversas manifestações contra o golpe, com cara própria, participando com os demais movimentos desta luta que atinge o trabalhador brasileiro e põe em risco a política externa solidária, pacifista e de integração desenvolvida pelo país historicamente e aprofundada nos últimos 12 anos.

A partir das atividades na UFSC, em razão do processo eleitoral, a Coordenação do Cebrapaz-SC optou por suspender as atividades até o fim do pleito, retomando a agenda de reuniões, debates e manifestações públicas em novembro.

Fonte: Portal Vermelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s