O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) expressa sua preocupação e revolta por outro episódio na arbitrariedade do governo da Turquia contra as forças progressistas do país, os movimentos sociais e as entidades operárias, entre outros.
Muitas organizações civis foram alvo da decisão arbitrária do Ministério do Interior turco e temporariamente suspensas por três meses, neste sábado (12/11/2016). Seus escritórios foram revistados e fechados e seus membros obrigados a suspender suas atividades e seu legítimo direito de representar institucionalmente os princípios e valores pelos quais suas organizações lutam. Entre eles está a Associação da Paz da Turquia, nossa organização amiga e membro do Comitê Executivo do Conselho Mundial de Paz.
Por trás desta decisão estão os pretextos da luta “anti-terrorista”, como em outros lugares, para suspender o direito do povo turco à atividade político, especialmente se contestatória. Mas o povo turco, com o apoio do movimento internacionalista de paz, afirma sua resolução na continuidade de sua luta e resistência à arbitrariedade.
Expressamos a nossa firme solidariedade ao povo turco e aos nossos amigos da Associação da Paz da Turquia, que enfrentam mais uma expressão do autoritarismo do Governo de Recep Tayyip Erdogan e acompanhos a situação com preocupação, mas também confiantes na bravura dos que resistem na luta anti-imperialista contra as guerras e a opressão, pela justiça social, pela libertação dos povos e pela paz!
Socorro Gomes
Presidenta do Cebrapaz