Socorro Gomes: Solidariedade e esforços renovados em defesa da paz

A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, emitiu uma mensagem de final de ano para expressar confiança no fortalecimento da unidade entre os povos no ano que se iniciará, na amizade e na cooperação para a construção de um mundo mais justo e solidário, na resistência anti-imperialista e anti-colonialista para enfrentar as guerras, as ameaças, a opressão, os golpes de Estado e a militarização do mundo, na luta pela paz. Leia a seguir:

Solidariedade e esforços renovados em defesa da paz


O ano de 2016 foi repleto de ameaças e agressões aos povos. Mas foi também um ano de renovação dos compromissos, de mobilização e esperança na luta por um mundo diferente, mais justo e solidário, de amizade e cooperação entre os povos.

Golpes de Estado, guerras e agressões, invasões, sanções e a crescente militarização do planeta são alguns dos instrumentos das forças imperialistas na promoção da sua agenda de domínio do mundo e garantindo seus interesses. Provocam o caos e crises humanitárias, devastam países, vilipendiam a soberania nacional e os direitos dos povos e atentam contra o direito internacional.

Defendemos os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas e os instrumento de proteção da soberania das nações, os direitos humanos, o direito à paz, à justiça social e ao desenvolvimento.

Enquanto seguimos lutando pelo fim das armas nucleares e das guerras de agressão, contra a pobreza e o ataque frontal aos direitos dos trabalhadores e dos povos, as grandes potências destinam trilhões de dólares à indústria da guerra, à modernização dos arsenais nucleares e à promoção de uma paranoia securitária que tem servido para invadir países e atacar direitos civis e políticos em todo o mundo, em meio a uma crise internacional sistêmica que nos lança de volta ao passado e nos rouba conquistas.

Mas os povos resistem!

A mobilização das forças progressistas e amantes da paz intensifica-se. Na Assembleia Mundial da Paz, em novembro, no Brasil, adotamos resoluções e compromissos de ação que se consolidarão na solidariedade entre os povos e na luta pela paz. Ao lado das organizações democráticas, patrióticas e populares e das forças progressistas, daremos novos passos contra a ofensiva imperialista, reacionária e conservadora em todo o planeta, para evitar a guerra e para conquistar um mundo mais justo, avançando na construção de uma ordem internacional baseada na Paz, no respeito entre as nações e na amizade e solidariedade entre os povos.

Em 2017, nossas ações e resoluções mostrarão, mais uma vez, que juntos, podemos derrotar as forças do retrocesso e da guerra e fazer avançar a luta pela paz. O imperialismo não é invencível e, juntos, venceremos! Por um ano novo de paz e solidariedade entre os povos,

Socorro Gomes
Presidenta do Conselho Mundial da Paz
25 de dezembro de 2016 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s