Viva Oscar López Rivera, independentista porto-riquenho livre!

Oscar López Rivera cumpriu quase quatro décadas de prisão nos Estados Unidos por defender a independência do Porto Rico, ainda sob o controle estadunidense, até que o presidente cessante, Barack Obama, concedesse o indulto presidencial. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) soma-se a todos os movimentos solidários à luta pela autodeterminação para comemorar a vitória, demandando o respeito aos direitos de ativistas como Rivera.

O independentista porto-riquenho foi preso em 1981 e condenado a 55 anos de prisão, acusado de “conspiração”, por militar nas Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN). Rivera era, até a concessão do indulto, o prisioneiro político mais antigo do mundo, segundo a emissora venezuelana TeleSur.

Até a década de 1970, entretanto, Rivera havia sido um coordenador das lutas da sua comunidade em Chicago e participou de atos de desobediência civil e militância pacífica.

A autodeterminação do povo porto-riquenho foi reconhecida por inúmeras resoluções do Comitê de Descolonização da ONU, mas o governo estadunidense sempre ignorou a opinião.

Por isso, saudamos a libertação de Rivera com grande alegria, mas para além da comemoração desta importante vitória, seguimos apoiando e afirmando nossa solidariedade resoluta ao povo porto-riquenho em sua luta pela independência!

Condenamos enfaticamente a continuidade do colonialismo em pleno século 21 e exigimos o respeito aos direitos de todo resistente e combatente pela liberdade, denunciando a injustiça do encarceramento político, como o de Rivera!

Viva Oscar López Rivera!
Libertem o Porto Rico!

Antônio Barreto
Presidente do Cebrapaz
Pela Diretoria Nacional

Leia também:

Conselho Mundial da Paz: Rivera livre, luta independentista continua em Porto Rico!

Campanha: Descolonizar Porto Rico, libertar os que lutam pela independência!

Quase seis décadas de compromisso, mas a luta anticolonial persiste

 

One thought on “Viva Oscar López Rivera, independentista porto-riquenho livre!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s