Cebrapaz saúda o povo equatoriano pela eleição de Lenín Moreno

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) felicitou, nesta segunda-feira (03/04/2017), o presidente eleito no Equador, Lenín Moreno, da Aliança PAÍS (“Pátria Altiva e Soberana”), que venceu o ex-banqueiro e candidato da direita, Guillermo Lasso, com mais de 50% dos votos, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Insatisfeito, o candidato da direita pediu a recontagem, apesar das garantias do CNE e da missão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), composta inclusive pelo ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, de que as eleições foram limpas e transparentes. Comprometido com o caminho progressista trilhado nos governos de Rafael Correa pela Revolução Cidadã, Moreno pretende aprofundar o processo de inclusão social do país e de integração solidária e soberana da América Latina e Caribe. Leia a nota do presidente do Cebrapaz, Antônio Barreto, a seguir:

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) saúda efusivamente o povo equatoriano pela eleição de Lenin Moreno como novo presidente da República.

Lenin é representante de uma força política comprometida com a integração da América Latina, com a defesa da soberania nacional e com a justiça social. O candidato eleito foi apoiado e sucede a Rafael Correa, presidente que em 2014 assinou pelo Equador, na 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Havana, a declaração que estabelece a região da América Latina e do Caribe como zona de paz.

Setores da direita equatoriana, obedecendo ordens emanadas do centro imperialista, mostram sua vocação antidemocrática e tentam convulsionar o país à espera de promover, com ajuda externa, um golpe contra a vontade popular, a exemplo do que já aconteceu em outros países da América Latina.

Expressamos a nossa total solidariedade a Lenin Moreno, à Aliança Pais e aos setores progressistas do Equador, confiantes em que o novo mandato trará mais avanços e conquistas para o Equador, contribuindo com a paz e a estabilidade da região.

Antônio Barreto
Presidente do Cebrapaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s