Na Bahia, Cebrapaz e Associação Cultural José Martí realizam convenção de solidariedade a Cuba

O núcleo da Bahia do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e a Associação Cultural José Martí (ACJM) realizam, em 1° de junho, a IV Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba. O evento é parte do processo de construção da XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontecerá em Belo Horizonte, entre 15 e 17 de junho.

convenção cuba bahia 2017

“Considerarmos este evento muito importante para o fortalecimento da solidariedade a Cuba, como também a luta pela paz no mundo,” diz a coordenadora do núcleo baiano do Cebrapaz e presidenta da ACJM, Ivone Souza.

Na programação estão inclusas uma apresentação da conjuntura cubana, no âmbito político, econômico, social e cultural, a exibição de um documentário sobre Guantánamo, província cubana em que os EUA mantêm uma base militar há mais de 100 anos, à revelia da vontade do povo de Cuba, e um centro de detenção e torturas condenado mundialmente diante da violação flagrante dos direitos humanos ali cometida.

Também está previsto o lançamento do livro Ángel: A raíz Galega de Fidel, por Carlos Tablada, escritor, filósofo e professor da Universidade de Havana.

“A música e a poesia enriquecerão ainda mais este grande momento de solidariedade a Cuba, a ilha que não se curva e ao inimigo ianque”, continua Ivone.

“A ACJM e o Cebrapaz desenvolvem ações de solidariedade a Cuba em consonância com as questões de relevância para o povo cubano. Escolhemos realizar a Convenção na Biblioteca Central por entender que este espaço é muito caro para a formação e fortalecimento do conhecimento​ do povo baiano,” afirma.

A Convenção conta com a parceria do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon e da Biblioteca Central do Estado da Bahia, e o apoio da União da Juventude Socialista (UJS). Veja a seguir a programação do evento promovido pelas entidades internacionalistas.

Programa da IV Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba – Bahia

Data: 1° de Junho 2017
Hora: 18h
Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia

Abertura: Instalação da mesa com as autoridades e os representantes das instituições e entidades, com os pronunciamentos e saudações.

Palestra: Cuba, Situação atualizada das questões Políticas, Sociais, Económica e Cultural, com Yarisleidis Medina- ICAP

Exibição de Documentário: Guantánamo é toda Nossa, pelo Consulado de Cuba

Lançamento do livro Ángel: A raiz Galega de Fidel, pelo Diretor da Casa Ruth Editorial de Cuba, Carlos Tablada (escritor, filósofo e professor da Universidade de Havana)

Música: Pedro Sampaio e Inácio

Poemas: Leni Queirós e Ametista Nunes