Cebrapaz-MG realiza debate sobre a Revolução de Outubro

O núcleo do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz em Minas Gerais (Cebrapaz-MG) realizou um debate, na terça-feira (17), sobre Centenário da Revolução de Outubro, em Belo Horizonte. Na evento, que teve lugar no Cine Clube Joaquim Pedro de Andrade, o núcleo exibiu Outubro, do diretor Serguei Eisenstein.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O filme, de 1927, recria os acontecimentos em Petrogrado, na Rússia, desde o fim da Monarquia em 1917 até o fim do governo provisório, no mesmo ano.

Veja a seguir um trecho, legendado:

Após a exibição do filme, o núcleo realizou um debate com o jornalista Clovis Geraldo do Espírito Santo, com a participação efetiva dos professores e estudantes presentes.

“Comemorar o centenário da Revolução Russa, para o Cebrapaz Minas, foi uma forma de discutir a importância do modelo socialista introduzido no país pós-1917, bem como discutir a própria situação em que o Brasil se encontra hoje,” disse Maria Antonieta Mateus, coordenadora do núcleo estadual.

“O Cebrapaz Minas cumpre, assim, a sua missão de promover a paz e a solidariedade entre os povos,” afirma a coordenadora. “Na Rússia de 1917 os anseios eram por Pão, Paz e Terra. No Brasil de 2017, nossos anseios não são muito diferentes.”