Cebrapaz e outras entidades homenageiam Che com seminário sobre seu pensamento econômico na Bahia

Os núcleos estaduais do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e da Associação Cultural José Martí (ACJM), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Consulado Geral de Cuba celebraram a memória de Che Guevara, por ocasião do seu aniversário natalício, em Salvador. A atividade, realizada na sexta-feira (15), centrou-se na rica palestra intitulada Pensamento Econômico de Che, do filósofo, economista, escritor e especialista no tema, o cubano Carlos Tablada.

Participaram do evento professores, estudantes, intelectuais e um público de inspirados pela luta de Che Guevara e seu exemplo revolucionário. O economista Carlos Tablada abordou o grande legado daquele que é mais conhecido pela militância como um heróico comandante humanista dedicado por inteiro à luta pelo socialismo e a emancipação.

Em 1987, Tablada recebeu o Prêmio Casa das Américas por seu livro, El Pensamiento Económico de Che Guevara, que teve 32 edições e foi publicado em 13 países, em nove idiomas.

Leia aqui a tradução de sua intervenção sobre o livro, feita em 2007, na França. A obra está disponível para compra na Estante Virtual.

Selo russo de comemoração dos 50 anos da Revolução Cubana, em 2009.

O grande contributo de Che na área da economia política tem sido recuperado por especialistas de diversos contextos e compromissos. Um dos debates impulsionados é o do caminho econômico uma vez iniciada a revolução, para transformar um contexto de subsdesenvolvimento crônico — como o latino-americano, reflexo do debate em Cuba após 1959. Discutindo os métodos a serem empregados neste percurso, uma referência é a carta de Karl Marx aos sociais-democratas alemães, transformada no livro Crítica ao Programa de Gotha. 

Ernesto Guevara de la Serna — Che Guevara — nasceu em 14 de junho de 1928 na Argentina e, após uma breve, mas intensa vida de luta e compromisso revolucionário, foi assassinado aos 39 anos de idade, em 1967, na Bolívia, pelo regime de René Barrientos Ortuño, que contou com o respaldo da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) inclusive na operação de captura de Che.

Diversos filmes, livros, músicas e poesias desde então publicados engajam-se na manutenção da sua memória viva como grande inspiração. Princípios de solidariedade entre os povos na luta anti-colonial e anti-imperialista, pela autodeterminação e a soberania das nações, são temas preponderantes do legado deste heróico revolucionário.

Cebrapaz

Cebrapaz-BA - Aniversário de Che Guevara 90 anos0