Dirigente histórico na luta do povo saaráui, falecido, Emhamed Khaddad é homenageado internacionalmente

O renomado diplomata saaráui e combatente na causa do seu povo pela liberdade, Emhamed Khaddad faleceu na quarta-feira (1º de abril), após longa batalha contra uma enfermidade. Khaddad encabeçava a Comissão de Relações Exteriores da Frente POLISARIO e dedicava-se à coordenação entre a Frente e a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO). Sua larga tragetória no movimento por libertação nacional e nas negociações de paz foi homenageada por saaráuis e movimentos solidários em todo o mundo e a República Árabe Saaráui Democrática (RASD) decretou luto nacional de sete dias. Leia a seguir a nota oficial da RASD.

Khaddad présent dans une rencontre aux Îles Canaries au grand dam ...

Comunicado oficial da Presidência da República Árabe Democrática Saaráui

Faleceu nesta quarta-feira o membro do Secretariado Nacional e o coordenador saaráui com a MINURSO, Mhamed Khaddad

Após uma longa luta contra a doença faleceu hoje, quarta-feira, 1 de abril de 2020, o líder diplomático saaráui Mhamed Ould Khaddad Ould Musa, membro do Secretariado Nacional da Frente Popular para a Libertação de Saguía El Hamra e Río de Oro, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Secretaria Nacional e Coordenador Saaráui com a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental, MINURSO.

O falecido líder saaráui Mhamed Khaddad juntou-se às fileiras da Frente Polisario muito cedo, com patriotismo e ainda jovem, e logo conheceu o líder espiritual saaráui Luali Mustafá Sayed.

Sem dúvida, o povo saaráui perdeu um dos seus homens mais honrados, leais e comprometidos com o objetivo principal dos mártires, dos combatentes e líderes da Frente Polisario que acompanharam a marcha saaráui desde o início, com toda sinceridade, seriedade, sacrifício e generosidade.

O falecido não parou por um único momento, mesmo sofrendo de doença incurável, paciente e obstinadamente, de servir a causa nacional, acompanhando o seu desenvolvimento, contribuindo com a sua vasta experiência, rica em dados e profunda compreensão da realidade nacional no contexto do cumprimento do seu dever, com toda a sua força e determinação.

Teve muitas tarefas e responsabilidades, internamente, em estados e instituições nacionais, no exterior, em embaixadas e missões diplomáticas, desempenhando um papel fundamental no caminho do acordo internacional das Nações Unidas para a África, como coordenador com a MINURSO e membro chefe da delegação de negociação saaráui, que culminou com a sua presença comprometendo-se com eficiência, perseverança e sucesso. Testemunha na batalha legal pelos recursos naturais do povo saaráui, especialmente no cenário europeu.

Como resultado dessa grande perda irreparável, e oferecendo sinceras condolências à família do falecido e a todo o povo saaráui, a Presidência da República anunciará o luto nacional por uma semana, a partir de hoje, quarta-feira, 1 de abril de 2020, em todo o território nacional.