Plano de ação do CMP para o próximo período

O Comitê Executivo concordou em definir suas principais diretrizes de ação para o próximo período conclamando os membros e amigos do CMP para agir e coordenar os esforços em níveis nacional, regional e internacional. O CE enfatiza a necessidade de ampliar a capacidade de propaganda do CMP (impressa e eletrônica), de aprimorar e melhorar o uso do seu sítio na internet (www.wpc-in.org) por parte de seus membros, bem como de uma melhor coordenação das atividades do CMP nas cinco regiões. O CE enfatiza a necessidade de se destacar a história dos 60 anos de luta com eventos em todas as partes do mundo.

Principais eixos políticos de destaque:

  1. A ocupação de territórios e a solidariedade aos povos ocupados. As ameaças imperialistas à soberania e à independência de países e nações.
  2. A luta pela abolição das armas nucleares em todo o mundo.
  3. O conceito estratégico da OTAN e a exigência de seu desmantelamento.
  4. Bases militares estrangeiras enquanto mecanismos de ameaças e agressões imperialistas.

Com base no disposto acima, o CE estabeleceu uma lista inicial de eventos e iniciativas que apoiaremos e promoveremos. Muitos outros deverão ser incluídos no dia-a-dia:

  • Encontro internacional pela solidariedade ao Saara Ocidental e aos povos ocupados e contra as ameaças imperialistas – Sevilha, Espanha, 27 e 28 de novembro de 2009, organizado pelo CEDESPAZ.
  • Assembléia do Movimento Caribenho pela Paz e pela Integração, a ser realizada em Bridgetown, Barbados, em 28 e 29 de novembro de 2009, organizado pelo MCPI.
  • II conferência Não às Bases em Buenos Aires, Argentina, em 28 e 29 de novembro de 2009.
  • Conferência de Paz da Ásia contra o imperialismo, pela paz e pela unidade dos povos – Katmandu, Nepal, 16 e 17 de fevereiro de 2010, promovido pelo CMP e pelo Conselho de Paz e Solidariedade do Nepal, organizado por este último.
  • Conferência internacional-regional em solidariedade a Cuba em Vientiane, Laos, em 19 e 20 de março de 2010, organizado pelo Comitê de Paz e Solidariedade do Laos.
  • Conferência internacional sobre o Tratado de Não Proliferação em Nova York, 1o e 2 de maio de 2010 – “Desarmamento agora! Respeito às necessidades humanas!”
  • Conferência européia contra a estratégia de Lisboa e a militarização da União Européia em Madri, Espanha, em junho de 2010, organizado pelo CEDESPAZ.
  • Conferência Mundial contra as bombas atômicas e de hidrogênio em Hiroshima e Nagasaki, Japão, de 2 a 9 de agosto de 2010.
  • Dia Internacional de ação contra as Ocupações e em solidariedade aos povos na resistência à ocupação (data a ser determinada pelo Secretariado).

Uma série de encontros regionais do CMP em todas as regiões será definida nas próximas semanas, além dos locais e datas para o próximo encontro do Secretariado.

O CE adotou unanimemente seis resoluções solidárias com os povos da Síria, Palestina, Chipre, Paquistão, Vietnã e Coréia. Estas resoluções são consideradas partes do resultado do encontro do CE e estão anexadas ao comunicado e ao plano de ação.

Deixe uma resposta